Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Segunda edição do Seminário sobre Games do Vale do São Francisco acontece com excelência no IF Sertão-PE

Entre os dias 27 e 28 deste mês, o IF Sertão-PE realizou, no campus Petrolina, o 2º Seminário sobre Games do Vale do São Francisco (#Sgames). O evento reuniu estudantes, professores e pesquisadores de várias regiões do país, interessados em ampliar as discussões sobre  os jogos eletrônicos como ferramenta multidisciplinar do aprendizado, bem como debater as interfaces do game nas áreas de cultura, computação e artes. Durante os dois dias de evento, foi ofertada uma programação bem diversificada com mesas-redondas, palestras, comunicações orais e apresentações de Posteres.

Evento atraiu participantes de várias regiões 

A palestra “Novas Mídias para Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), ministrada pelo Engenheiro da Computação, Jesse Nery, abriu o Seminário no dia (27).  No mesmo dia, ainda aconteceu a palestra “Game Design”, mediada pelo  game design do laboratório de pesquisa Comunidades Virtuais,  Felipe Pereira. O momento ainda contou com a   mesa de debate “Jogando na Infância”, composta por crianças e adolescentes que contaram suas experiências com jogos eletrônicos.

Palestras priorizaram as  interfaces do game nas áreas de cultura, computação e artes

No segundo dia de programação, foram discutidos  Jogos Digitais, Cidade e (Trans) Mídia e Jogos Locativos no Vale do São Francisco pelo professor da Universidade do Estado da Bahia, Luiz Adolfo. Ainda foram apresentados o  desenvolvimento do Coquetel Musical (Big Eye Solution), por um de seus desenvolvedores, Laudivan Freire, além do game “Ingress”, com a participação do programador Marcos Valverde.

Durante o #Sgames foi disponibilizado vários jogos para os participantes

“ O evento foi muito bom. Meus alunos ficaram empolgados e perceberam que existe um campo vasto que abrange várias áreas, a qual eles podem explorar de forma divertida. Além disso, eles puderam interagir com pessoas de várias localidades”, disse a professora Lucélia Assis, que veio do Piauí  com uma caravana de 30 alunos da Escola Deputado Francisco Antônio. A estudante  de Computação, Andreia Santos, também falou sobre  o #Sgames. “ As palestras foram ótimas e foi um momento oportuno para trocar experiências sobre a temática”, disse a aluna.

O #Sgame foi finalizado com uma competição de Robótica, organizada pelo professor Laecio Costa e os bolsitas Romero Dantas e Reno Costa

O Seminário foi organizado pela linha de pesquisa #EscolaComoGame, coordenado pelo professor Ricardo Bitencourt, que atua no câmpus Petrolina do IF Sertão-PE, com  a  parceria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do laboratório de pesquisa Comunidades Virtuais.

 

Reitoria

 

    • Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
      CEP: 56302-320 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350

 

  • Anexo 1 - Rua Valério Pereira, 72 - Centro
    CEP: 56304-060 | Petrolina/PE - Brasil
  • (87) 2101-2359