IF Sertão-PE dá o primeiro passo para criação do Núcleo de Línguas

A quarta-feira (26) marcou o início dos trabalhos para criação do primeiro Núcleo de Línguas do IF Sertão-PE: um espaço de inclusão, capacitação e fortalecimento das parcerias de internacionalização da instituição. A comissão responsável pela concretização das atividades reuniu-se no campus Salgueiro com representantes de todas as unidades.

Membros da comissão responsável pela criação do Núcleo socializaram as necessidades de cada campi

Segundo a professora Kélvya Freitas, que preside os trabalhos, a implantação do Núcleo vai trazer grandes benefícios à comunidade interna e externa do Instituto. "Internamente temos os benefícios à internacionalização do IF, pois não é possível pensar em parcerias ou projetos com outros países sem que exista uma política linguística para capacitar as pessoas a estar nestes programas. Temos grandes convênios com a França e os Estados Unidos, por exemplo, que demandam uma proficiência em idiomas estrangeiros, e o Núcleo de Línguas é um espaço para fomentar esta formação. Além disso, externamente, poderemos capacitar também as pessoas da comunidade para que elas possam se tornar sujeitos ativos no mundo globalizado", explicou.

Núcleo será composto por professores de Inglês, Português, Libras e Espanhol

Além de formar pessoas para atuar no exterior, o Núcleo também vai possibilitar qualificar intercambistas. "Temos professores de Português que já estão capacitados a ensinar o idioma como Língua Estrangeira. Isso vai beneficiar sobretudo as parcerias de internacionalização, pois na mesma medida em que enviamos alunos e professores para fora do país, podemos agora receber estrangeiros que queiram aprender a nossa Língua", ressaltou a professora.

O Núcleo de Línguas estará presente em todos os campi do IF Sertão-PE, com professores de Português, Libras, Inglês e Espanhol. A comissão responsável pela implantação é composta por representantes de cada unidade, que discutiram, neste primeiro encontro, as necessidades dos campi. As demandas da Reitoria foram apresentadas pelo professor Marcos Masutti, assessor de relações internacionais do IF Sertão-PE. O grupo deve reunir-se novamente em junho para socializar os resultados das primeiras articulações.