IF Sertão-PE adota Plataforma Google para e-mail institucional a partir de segunda-feira (08)

A partir da próxima segunda-feira (08), o e-mail institucional do IF Sertão-PE passará por uma grande mudança. O serviço, que atualmente é oferecido por meio da Plataforma Expresso Livre, passará a ser acessado pela Plataforma G Suite for Education, ou simplesmente Google for Education, desenvolvida pelo Google especificamente para utilização em escolas e universidades. A migração será realizada na madrugada de domingo (07) para segunda-feira, de modo que logo no início da próxima semana os usuários deverão utilizar o e-mail através da nova plataforma. 

A mudança vem solucionar problemas e queixas recorrentes da Plataforma Expresso Livre, como a falta de espaço, excesso de spam, indisponibilidade do sistema e funcionalidades limitadas. Os estudos para proceder a migração do e-mail institucional vêm sendo realizados pela equipe da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) do Instituto desde 2016. Em pesquisa realizada entre todos os Institutos Federais do Brasil, constatou-se que mais de 70% deles utilizam a Plataforma Google. Após os procedimentos burocráticos e legais para utilização do serviço junto ao Google, o IF Sertão-PE também passará a utilizar os serviços da gigante da internet. 

De acordo com Francisco Hamilton Júnior, Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto, os benefícios da mudança são muitos. “Uma vez que os usuários estejam adaptados à nova Plataforma, poderemos alocar a mão de obra, hoje necessária para manutenção do e-mail, para outros projetos; vamos também reduzir o custo com o equipamento robusto necessário para manter o servidor da Plataforma Expresso Livre funcionando ininterruptamente, economizando espaço e energia”, avalia. Para o diretor, os maiores ganhos com a migração são as várias funcionalidades oferecidas pela Plataforma Google for Education, como uma série de ferramentas específicas para quem trabalha no ambiente escolar; além da baixa probabilidade de quedas no sistema, já que o Google mantém servidores ativos nos 5 continentes do mundo. 

 Na primeira etapa da migração, a partir desta segunda-feira (08), os usuários já terão acesso aos serviços de e-mail através do Gmail, calendário, Google Drive (uma ferramenta de compartilhamento e armazenamento online) e Google Docs (que disponibiliza ferramentas de escritório para criação e edição de arquivos online e de forma colaborativa), além do Hangouts, através do qual servidores terão acesso a um bate-papo corporativo, e que possibilita a realização de conferências de até 25 pessoas. Na segunda etapa, prevista para 2018, a DGTI implantará outros serviços disponíveis no Google for Education, como o Google Sala de Aula e o Google Sites, além da disponibilização de e-mail também para alunos.  

Para realizar a mudança para a nova Plataforma, o usuário deverá acessar o Manual de Migração, preparado pela DGTI, e realizar os procedimentos descritos no arquivo. Já é possível acessar o Manual, mas é importante ressaltar que a mudança só poderá ser realizada a partir da próxima segunda-feira (08). Interessante esclarecer que o endereço de e-mail dos servidores permanecerá o mesmo, mas a senha necessariamente será alterada, conforme os usuários verão no manual. Outro ponto muito importante é que a Plataforma Expresso Livre ainda poderá ser acessada, mas apenas para consulta, não sendo possível enviar, encaminhar nem receber e-mails através dela a partir da data da migração. Ou seja, a partir de segunda-feira, 08 de maio, a utilização da nova Plataforma é obrigatória. 

Cada usuário será responsável por migrar seus e-mails antigos do Expresso Livre para a Plataforma Google. O processo é simples e também está descrito no Manual de Migração. A plataforma antiga permanecerá ativa como arquivo morto por um ano após o início da migração. Após este período, o Expresso Livre será desativado. A DGTI disponibilizou um FAQ com as principais dúvidas que poderão surgir no processo, bem como os meios de contato de todas as unidades institucionais para as equipes de Tecnologia da Informação, que estarão à disposição para auxiliar a comunidade acadêmica durante a transição do serviço. 

Nesta sexta-feira (05), a DGTI realizará, em dois horários (às 10h e às 15h), web conferências a respeito da migração do e-mail institucional, a fim de esclarecer o tema e tirar dúvidas dos usuários a respeito da migração e das funcionalidades da Plataforma Google for Education. Acesse abaixo os links para o Manual, o FAQ e a web conferência. 

Manual de Migração do E-Mail Institucional 

FAQ – Perguntas e Respostas / Contatos Equipes de TI

Link para Web Conferência

Saiba mais sobre a Plataforma Google for Education