IF Sertão-PE acolhe novos servidores em evento de integração no campus Petrolina

Durante a manhã e parte da tarde da quarta-feira (24), os servidores recém-empossados no IF Sertão-PE participaram do evento de integração com os gestores e servidores da instituição. O evento ocorreu no auditório do campus Petrolina e teve início com um café da manhã. Em seguida, a psicóloga do campus Santa Maria da Boa Vista, Erika Freire, conduziu uma dinâmica inicial com os novos colegas de todos os campi e da reitoria. Na sequência, a reitora Leopoldina Veras e alguns pró-reitores, diretores de campus e diretores sistêmicos, deram as boas vindas aos novos servidores.

Reitora Leopoldina Veras ressaltou o valor do trabalho desenvolvido pelos servidores do IF Sertão-PE em prol do desenvolvimento da sociedade brasileira.

A reitora falou sobre as origens do IF Sertão-PE e destacou a identidade própria inerente aos Institutos Federais, no contexto da educação brasileira: “o Instituto Federal abarca em sua estrutura organizacional jovens de 14 anos a adultos de 70 anos. Jovens que entram no ensino médio e podem sair daqui com pós-graduação. Então, o grande diferencial é que não somos nem uma escola de segundo grau, nem uma universidade. Nós temos identidade própria. Somos o Instituto Federal. Nós oferecemos inúmeras oportunidades para a nossa sociedade”, asseverou a gestora, que esteve presente na integração com os novos servidores durante todo o dia.

Integração envolveu a maioria dos 48 servidores recém-empossados no IF Sertão-PE, entre docentes e técnicos em Educação.

Houve ainda as explanações dos pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia; de Ensino, Maria Marli Neto; de Orçamento e Administração, Jean Carlos de Alencar; de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Débora dos Anjos e do diretor do campus Petrolina, Fabiano Marinho. Também integraram a comitiva de recepção o diretor do campus Serra Talhada, Kleyton de Souza, os diretores sistêmicos de Gestão de Pessoas (DGP), Jean Evangelista, e de Tecnologia da Informação, em exercício, Sérgio Bento, e a professora Antonise Coelho, que falou sobre ética no serviço público, em nome da Comissão de Ética do IF Sertão-PE. Em seguida, foi iniciado o diálogo com a equipe da DGP, quando a servidora Simaia Duarte abordou temas como os serviços mais solicitados e o esclarecimento das dúvidas mais frequentes dos servidores.

Um dos gestores a falar, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia, abordou os cursos ofertados e a amplitude da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Após o almoço, servido no próprio campus Petrolina, os servidores retornaram ao auditório, onde os representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE – IF Sertão-PE); da Associação dos Servidores do IF Sertão-PE e da Comissão Interna de Supervisão (CIS), abordaram suas respectivas atuações junto à instituição e aos interesses dos servidores.

Servidores elogiaram as dinâmicas desenvolvidas durante a integração. Reitora Leopoldina Veras fez questão de participar de todas as atividades de integração com os novos servidores.

Em mais uma oxigenação em seus quadros, o IF Sertão-PE recebeu profissionais com uma ampla visão em setores institucionais estratégicos, a exemplo da tecnóloga em Comunicação Institucional Elidiane Poquiviqui, graduada em Jornalismo e em Radialismo e TV, que ficou lotada no campus Floresta, e da tecnóloga em Recursos Humanos Juliana Pinheiro, formada em Administração e em Turismo, que entrou em exercício na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), na Reitoria. “Minha expectativa é colaborar o máximo com o setor, pois têm muitas atividades a desenvolver. E eu pretendo colaborar com o que for preciso pra servir à instituição e ajudar os servidores, já que a DGP é voltada para tudo aquilo que interessa aos servidores”, afirmou Juliana.

Dinâmica de grupo teve a proposta de despertar o espírito de colaboração, de cuidado e de confiança entre os colegas de trabalho. Wellington Santos, tecnólogo em Recursos Humanos do campus Salgueiro, aprovou a integração.

Por fim, houve uma dinâmica de acolhimento, novamente conduzida pela psicóloga Erika Freire, na qual os sentidos de colaboração, cuidado e confiança mútua aproximaram os envolvidos no processo, tendo em vista a necessidade de relações cordiais e solidárias no ambiente de trabalho.“Achei excelente porque eu pude conhecer os colegas novos, os pró-reitores e a dinâmica da instituição, sobre a qual a gente tinha um conhecimento superficial e agora pudemos aprofundar esse conhecimento, e as relações pessoais também”, declarou a ex-policial militar Naylane Leite, que assumiu o cargo de administradora, no campus Salgueiro, sua cidade natal. Já o capixaba de Vila Velha, Mário Mota, assumiu o cargo de tecnólogo em Gestão Pública, no campus Petrolina, e conta como está sendo sua adaptação: “Eu estou gostando. Estou trabalhando numa incubadora de empresas. A gente está com várias propostas novas, bastante serviços, o pessoal é unido, todo mundo colabora, todo mundo está correndo atrás. Quanto ao evento de integração, eu achei muito bom, superou as expectativas”, avaliou o servidor.