Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

IV Workshop de Inovação e Empreendedorismo prossegue até sábado (11) com programação diversificada

Oficinas, palestras, minicursos, mesas redondas e troca de experiências empreendedoras e inovadoras exitosas são a tônica do IV Workshop de Inovação e Empreendedorismo, realizado no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro/BA, entre os dias 9 e 11 de novembro de 2017, e promovido pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), pela incubadora ISA e pela Associação TI do Vale, num trabalho de parceria que visa promover ideias inovadoras e projetos empreendedores no Vale do São Francisco.

 

Minicurso Redação de Patentes: erros e acertos foi um dos mais concorridos em termos de participação do público.

O evento foi oficialmente aberto na quinta-feira (9), em solenidade no auditório do Complexo Multieventos da Univasf, que contou com as presenças da reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras; do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Jackson Guedes; da coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Petrolina, Luciana Cavalcanti, que representou a pró-reitora de Pesquisa, inovação e Pós-Graduação, Débora Carvalho, da coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IF Sertão-PE, Priscila Silva, além de representantes do Fórum de Gestores de Ciência e Tecnologia ( Fortec); da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, do Sebrae e do Senai.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia, foi um dos agraciados pelo evento com menção honrosa, pela autoria do programa de computador: Sistema de Apoio à Gestão Educacional (SAGE).

A solenidade de abertura também contou com a entrega de menções honrosas em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelos autores de redações de patentes e de programas de computador depositados e registrados a partir de dezembro de 2016, dentre os quais foi concedida a honraria ao pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Sertão-PE, Alexandre Correia.

Aluno do curso de Licenciatura em Computação do IF Sertão-PE, Jackson (centro), socializou suas experiências na educação com deficientes físicos durante o minicurso: Inovar para incluir: pensando a inclusão que começa em mim.

Após a solenidade de abertura, foi composta a mesa redonda como o tema: Parcerias ICTs e empresas: desafios e perspectivas. Ainda na tarde da quinta (9), a programação contou com minicursos como os de Elaboração de Planos de Negócios; Redação de patentes: erros e acertos; e Inovar para incluir: pensando a inclusão que começa em mim.

 
Organização do IV Workshop de Inovação e Empreendimento contou com o empenho de servidores e servidoras do IF Sertão-PE e da Univasf.

De acordo com a reitora Leopoldina Veras, a parceia com a Univasf tem gerado iniciativas bem sucedidas com vistas ao desenvolvimento da região. "Nós temos uma experiência de aproximadamente dez anos em relação ao NIT do IF Sertão-PE, e pudemos contribuir com nossa experiência, por meio dessa parceria, para o surgimento do próprio Núcleo de Inovação Tecnológica da Univasf", afirmou a reitora. Essa contribuição a qual se refere a reitora do IF Sertão-PE foi mencionada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Jackson Guedes, no seu discurso de abertura do evento. A programação do Workshop de Inovação e Empreendedorismo prossegue até o sábado (11) com uma agenda extensa e diversificada.

Acesse aqui a programação completa do evento. 

Reitoria

 

    • Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
      CEP: 56302-320 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350

 

  • Anexo 1 - Rua Valério Pereira, 72 - Centro
    CEP: 56304-060 | Petrolina/PE - Brasil
  • (87) 2101-2359