Provas do Processo Seletivo 2018 do IF Sertão-PE foram aplicadas no domingo (03)

No último domingo (03), o IF Sertão-PE aplicou as provas do Processo Seletivo 2018 para ingresso nos cursos de nível médio integrado ao técnico e subsequente em todos os campi da Instituição (Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista). Com duração de quatro horas, as provas começaram às 13h20, no horário local, e encerraram às 17h20. Candidatos aos cursos médios integrados ao técnico, destinados a concluintes do Ensino Fundamental, testaram os conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências. Na modalidade subsequente, voltada a quem já cursou o Ensino Médio, foram cobradas as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física, Química e Biologia.

Candidatos verificam local de prova em Petrolina

Os candidatos que concorreram para cursos ofertados no campus Petrolina Zona Rural realizaram as provas na Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF) e na Escola Dom Antônio Campelo. Mais de 700 candidatos concorreram a vagas nos cursos de Agropecuária, Agroindústria, Agricultura e Zootecnia. Layza Clenilda Lopes veio do distrito de Vermelhos, em Lagoa Grande (PE), para fazer pela primeira vez o Processo Seletivo. Trouxe com ela a expectativa de se tornar uma estudante do curso técnico de Zootecnia. “A prova estava boa, fácil. Eu quero passar”, afirmou.

No campus Salgueiro, mais de 900 candidatos inscritos para os cursos de nível médio integrado e subsequente prestaram as provas do Processo Seletivo neste domingo. Com poucas abstenções, as provas foram aplicadas nas escolas Manuel Leite e Maria Bernadete, além do próprio campus do IF Sertão-PE. Este ano, a novidade ficou por conta do sistema de identificação para candidatos que apresentaram RG infantil e boletim de ocorrência relativo ao furto do documento. Cerca de 50 candidatos puderam realizar as provas mediante utilização de um sistema especial de identificação.

Maria Aparecida, candidata do campus Ouricuri, gostou da prova

Em Ouricuri, as provas foram realizadas no próprio campus, na Escola Estadual de Referência em Ensino Médio São Sebastião e na Escola Estadual Telesforo Siqueira. Neste ano, o campus ofertou 300 vagas, sendo 120 para o Ensino Médio Integrado e 180 para o Subsequente. A candidata ao curso técnico em Agropecuária modalidade Subsequente, Maria Aparecida Gomes, falou sobre a seleção e a expectativa de estudar no IF Sertão-PE. “A prova não estava difícil e espero que eu seja aprovada, pois ouvi sobre possibilidade de estágio até em outros países e, por isso, tenho muito interesse em estudar no IF”.

Em Floresta 430 candidatos se inscreveram para disputar as 180 vagas distribuídas entre os cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática, e em Agropecuária; além do curso Técnico em Agropecuária na modalidade subsequente. O processo seletivo foi realizado no próprio campus do IF Sertão-PE, com a aplicação de provas ocorrendo dentro da normalidade.

Campus Serra Talhada ofereceu novo curso este ano

Em Serra Talhada, todos os estudantes realizaram a prova na Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST). A novidade neste ano foi a abertura do curso Técnico em Edificações para a modalidade Médio Integrado (EMI), que obteve, inclusive, um número maior de inscritos. Também participaram candidatos concorrendo aos cursos Técnico em Refrigeração e Climatização e Técnico em Logística na modalidade subsequente, este último também oferecia vagas na modalidade EMI.

Candidatos de Santa Maria chegam para a prova

Em Santa Maria da Boa Vista, o campus teve um total de 925 inscrições confirmadas, tendo comparecido 747 candidatos para a realização das provas que aconteceram na Escola Estadual Padre Maurilo e na Escola de Referência em Ensino Médio Edite Matos. O número de inscrições este ano teve um aumento significante com relação ao ano de 2016 que agregou uma média total de 640 candidatos inscritos.

Mais de 2 mil candidatos concorreram às vagas do Campus Petrolina

Já no campus Petrolina, foram ofertas 130 vagas para o médio e 140 para o subsequente. No total, 2728 pessoas se inscreveram e 2136 candidatos estiveram presentes. As provas foram aplicadas no próprio campus, na Escola Otacílio Nunes, Escola Dom Antônio  Campelo, Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAF) e UNIVASF.

*Com informações de Inês Guimarães, Felipe Piauilino, Gabriela Lapa, Elidiane Poquiviqui , Kátia Sandes ,André Nazário e Lucas Fernandes