Servidores do IF Sertão-PE levam brinquedos e alegria para crianças da comunidade do Serrote do Urubu

“Hô, hô, hô! Feliz Natal!”. Foi com esses dizeres que o servidor Francisco Mourão, vestido com os trajes típicos do Papai Noel, saudou as crianças da Unidade de Acolhimento José Venâncio, localizada na comunidade do Serrote do Urubu, em Petrolina. No mês em que se comemora simbolicamente o nascimento de Jesus Cristo, conforme a tradição cristã, um grupo de servidores da Reitoria do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) reuniu-se em torno de um objetivo comum: levar a alegria e o encanto do Natal para crianças daquela unidade. E foi exatamente isso que fizeram na manhã de ontem (14), durante uma visita à comunidade.

O Papai Noel (Francisco Mourão) entregou os brinquedos para cada uma das crianças

Depois do êxito da 3ª campanha “Doe um brinquedo, ganhe um sorriso”, realizada no mês de outubro em referência ao Dia das Crianças, os servidores Zailde Silva, Silvânio Carvalho, Luziedna Ferraz, Daiane Rios, Vânia Phydias e Francisco Mourão decidiram repetir a iniciativa também no período natalino e, desta vez, escolheram a Unidade de Acolhimento José Venâncio. Durante a visita, o Papai Noel e a sua equipe de ajudantes (Zailde e Silvânio) fizeram a alegria da criançada com a entrega de doces e brinquedos, recebendo em troca sorrisos e abraços dos pequeninos.

As crianças ficaram eufóricas com a visita do Papai Noel

Em funcionamento há três anos, a unidade é integrada ao Programa Nova Semente, da Prefeitura Municipal de Petrolina, e conta com o apoio da comunidade local para realizar suas atividades. Hoje, o espaço atende mais de 50 crianças com idade de um até seis anos, oferecendo atividades lúdicas e educativas em período integral, das 7h às 17h.

“Os pais delas trabalham o dia todo, então aqui é como uma segunda casa para elas”, explica uma das cuidadoras da unidade, Edna Braga. Para ela, que trabalha há dez meses no local, iniciativas como essa são sempre bem-vindas e fazem a diferença não apenas para as crianças da unidade. “Pra mim é muito importante, só de ver a carinha de felicidade deles. Por isso, vocês [do IF Sertão-PE] estão de parabéns”, ressaltou.

As funcionárias da unidade de acolhimento parabenizaram os servidores do IF Sertão-PE (de vermelho) pela iniciativa

Para a servidora Zailde Silva, uma das organizadoras da campanha de arrecadação dos brinquedos, a iniciativa representa tanto uma forma de aproximar os servidores do IF Sertão-PE entre si quanto com a comunidade externa. "A cada ano a gente tenta melhorar a campanha, sempre observando o respeito com as crianças. Temos o cuidado, no momento da entrega dos presentes, de criar um ambiente lúdico de festa e alegria para elas, sempre com a supervisão e orientação das professoras e direção das instituições escolhidas", explica Zailde.

"Na hora da entrega dos presentes, eu percebo que todo o trabalho, tempo e esforço dedicados à campanha, para sensibilizar e conseguir o apoio dos colegas, valeram a pena pelo sorriso de cada criança, pela felicidade que fica no rostinho delas. Muitas estão recebendo um brinquedo ou brinquedo novo pela primeira vez na vida", afirma.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro