Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE discute implantação de projeto de capacitação em ervas medicinais para pequenos produtores

Na manhã desta terça-feira (28), a reitora Leopoldina Veras recebeu no gabinete da reitoria do IF Sertão-PE os professores do campus Petrolina Zona Rural, José Batista Gama e Vítor Prates, o diretor de Projetos Ambientais e Captação da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Marcos Victor do Carmo, além do pró-reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt, para debater a possibilidade de implantação de um novo projeto. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Amma para promover a capacitação de agricultores e pessoas que trabalham com a comercialização de ervas medicinais na Região. 

O uso de plantas medicinais é uma prática bastante difundida, porém seu plantio, colheita, venda e consumo de maneiras inadequadas pode não trazer os benefícios esperados para a saúde dos consumidores, além de provocar sérios riscos, podendo inclusive acarretar outros problemas. Por esta razão, a ideia do projeto é difundir o conhecimento científico existente, subsidiando o uso racional e seguro deste tipo de ervas. Na primeira reunião, realizada na manhã de hoje, foram discutidas as possibilidades de oferecer, inicialmente, ao público interessado capacitações, oficinas, cartilhas e treinamentos, com o objetivo de formar multiplicadores do conhecimento na área. 

Primeira reunião para debater projeto foi realizada no gabinete da Reitoria

Para o professor José Batista Gama, atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, a ideia é de fundamental importância para o pequeno agricultor. “É muito importante que este público saiba a origem da erva, seus diversos usos, como cultivar, como identificar a presença de fungos e bactérias que podem causar doenças nos consumidores. Então vamos agora identificar os produtores na Região que já trabalham com ervas medicinais para que eles possam, depois de capacitados, produzir de acordo com as orientações do Instituto Federal”, esclarece. “Nossa proposta é capacitar os produtores para que a comunidade possa fazer uso correto de plantas medicinais validadas cientificamente. Na Instituição, já desenvolvemos projetos relativos ao tema, temos profissionais mestres e doutores na área; então temos toda a capacidade e o interesse de difundir este conhecimento ao público, envolvendo professores, alunos e produtores rurais em um grande projeto multidisciplinar”, destaca a reitora Leopoldina Veras, citando o projeto Farmácias Vivas, da Universidade Federal do Ceará (UFC), como referência.  

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350