Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Com o apoio do IF Sertão-PE, têm início, no Vale do São Francisco, o 20º Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e o 5º Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro

Começaram na segunda-feira (14), e prosseguem até a sexta (18), no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, o 20º Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e o 5º Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. A solenidade de abertura contou com a presença da reitora Leopoldina Veras, tendo em vista que o IF Sertão-PE apoia a realização de ambos os eventos, além de outras autoridades, representantes de instituições de ensino e de pesquisa de Pernambuco, Paraíba e Bahia, que também contribuíram para a sua realização.

 

Reitora Leopoldina Veras deu as Boas Vindas aos participantes, juntamente com o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, a presidente do 20º Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, Magna  Moura, o chefe geral da Embrapa Semiárido, Pedro Gama da Silva, a presidente da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, Denise Fontana, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, Orivaldo Brunini, e o professor José Espínola, que representou o reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Na programação, constam debates, mesas redondas, minicursos, diálogos científicos, visitas técnicas, apresentação de pôsteres e programação cultural. Em seu pronunciamento, a reitora do IF Sertão-PE ressaltou a importância da realização do evento no Vale do São Francisco, que tem muito a contribuir para o desenvolvimento regional. A reitora afirmou ainda que "no momento, estamos vivendo uma situação financeira crítica, que envolve todas as instituições de ensino, pesquisa e extensão, e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano, quando foi convidado a ser parceiro do Congresso, uniu-se às demais instituições para garantir sua realização".

Pesquisadores, professores e estudantes de todo o Brasil reúnem-se até a próxima sexta-fera (18) para debater temas como desertificação e sua repercussão para a agricultura.

O Congresso é uma realização da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBAGRO) e ocorre a cada dois anos desde 1979. Este ano o Congresso é organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Univasf, e o tema é "Agrometeorologia na Solução de Problemas Multiescala". Durante cinco dias, pesquisadores, professores e estudantes do Brasil e de outros países, como França e Estados Unidos, promovem um fórum de análise, discussão e compartilhamento de informações científicas sobre os resultados e recentes avanços da pesquisa, ensino e extensão relacionados ao tema. 

Palestra: "A Agrometeorologia na Solução de Problemas Multiescala - desafios diante das variabilidades climáticas e dos avanços tecnológicos", foi a primeira proferida na manhã desta segunda (14), pelo professor Clyde Fraisse, da Universidade da Flórida, EUA.  

Em parceria com o IF Sertão-PE, também apoiam o evento a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Além da participação de alunos e professores e pesquisadores da instituição, ocorre, ainda na segunda (14), das 17h30 às 19h, e prossegue até a quinta (17), o minicurso "Construção, calibração e operação de lisímetros de pesagem", ministrado pelo professor Luís Fernando Campeche, do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, no Miniauditório 4.

Acesse aqui a programação geral do evento.

Acesse aqui a programação completa dos Minicursos. 

Reitoria

 

    • Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
      CEP: 56302-320 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350

 

  • Anexo 1 - Rua Valério Pereira, 72 - Centro
    CEP: 56304-060 | Petrolina/PE - Brasil
  • (87) 2101-2359