Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Intercâmbio trouxe alunos e professores franceses ao Campus Floresta

Nesta quarta-feira (05), um grupo composto por onze estudantes e quatro professores franceses chegaram ao Campus Floresta, por meio de um intercâmbio estudantil entre o Instituto Federal Sertão Pernambucano e a escola agrotécnica francesa, MRF Plabennc-pludaniel. A comitiva foi recebida em Floresta para uma série de visitas técnicas que aconteceram até sexta-feira (07), quando ao final do dia o grupo partiu para Recife. 

O intercâmbio foi intermediado pela Professora Valéria Costa, que leciona História no campus Serra Talhada, por onde já havia passado o grupo francês. Em Floresta, a comitiva, junto à professora Valéria, foi recebida pelo Coordenador do curso de Agropecuária, Iran Torquato e os professores de inglês Wagner Pinheiro e Célio Medina, que possibilitaram uma melhor comunicação. 

Luiz Cordeiro recebe franceses e monstra sua propriedade com criação de caprinos e ovinos

A primeira visita aconteceu à Fazenda do Senhor Luiz Cordeiro, pai de quatro ex-alunos do Campus Floresta que tem uma propriedade em que cria cerca de 400 animais, entre caprinos e ovinos, como a maioria dos produtores da região, mantendo o animal solto de dia, alimentando-se na caatinga, e prendendo-os à noite. Na propriedade, Seu Luiz complementa a alimentação do animal com suplemento mineral e palma. “Devemos apresentar a força dos nossos produtores que batalham na criação desses animais nessa condição de extrema seca. São pessoas batalhadoras e guerreiras”, salientou o professor Iran.

O professor francês Xavier Guiavarch afirmou que defende o sistema dos produtores locais familiares, em que o ecossistema é preservado. “Na nossa região estamos desenvolvendo algo parecido, onde compramos quase nada fora, em que tenhamos que sobreviver com o que a terra nos dá. Eu sonho com isso e defendo essa alternativa em detrimento a grandes empresas de agronegócios”, declarou.

Alunos franceses conhecem sistemas de irrigação simples na Fazenda do Campus Floresta

Em seguida o grupo visitou a Fazenda do Campus Floresta onde conheceu os sistemas de irrigação e os biodigestores desenvolvidos pelos alunos através dos projetos de Pesquisa e Extensão, alguns desses alunos juntaram-se à comitiva apresentaram seus projetos e todos partiram para uma visita ao Curtume Cabritos da Floresta.

Na quinta-feira (08) os estudantes franceses e alunos do 4º ano em agropecuária do Campus Floresta conheceram a Fazenda Várzea Alegre, no município de Pesqueira, que produz leite e fabrica queijo coalho.

Os alunos do Campus Floresta e os franceses interagiram durante visita na Fazenda Várzea Alegre

A última visita do dia foi ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) de Arco Verde, onde foram apresentadas pesquisas inovadoras no plantio da palma e seu desenvolvimento com melhoramento genético. Os professores franceses sugeriram uma parceria para levar o trabalho desenvolvido no IPA até Madagascar, onde eles desenvolvem projetos. “Ficamos impressionados com o que vimos e descobrimos hoje. Esperamos poder manter contato e que possamos trabalhar juntos para que mais pessoas possam ter o benefício do trabalho maravilhoso que vocês têm feito”, disse o professor Xavier aos pesquisadores do IPA. 

O grupo francês ficou impressionado com o trabalho desenvolvido no IPA

No terceiro dia de visitas o grupo foi até Ibimirim onde conheceu o Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) e mais uma Fazenda de Agricultura Familiar, tema que também chamou muito atenção dos franceses.

 

 

 

 

 

 

 

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104

Reitoria

 

    • Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
      CEP: 56302-320 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350

 

  • Anexo 1 - Rua Valério Pereira, 72 - Centro
    CEP: 56304-060 | Petrolina/PE - Brasil
  • (87) 2101-2359