Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Aluna de Licenciatura em Química do Campus Floresta apresentará artigo na 69ª reunião da SBPC

Entre os dias 16 e 22 de julho a aluna do curso superior em Licenciatura em Química, Katiane Cristina da Silva, será a representante do Campus Floresta do IF Sertão-PE no maior evento de divulgação científica da América Latina, a 69ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que ocorrerá na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, com o tema “Inovação – Diversidade – Transformações”.

 

Katiane foi selecionada para apresentar o artigo “Projeto de extensão: semeando ações educativas a partir de uma experiência interinstitucional no Sertão Pernambucano”, resumido e em formato de banner. O trabalho apresenta o projeto Semear, que promove ações integradas de ensino, pesquisa e extensão com as temáticas de educação ambiental e agricultura familiar, visando conscientizar alunos de escolas públicas da região. 

O foco do trabalho a ser apresentado na SBPC são as ações educativas promovidas na primeira fase de execução do Projeto Semear, na qual foram realizadas 7 oficinas com cerca de 30 alunos, do 9º ano, da Escola Estadual Três Marias, no município de Floresta-PE. Foram trabalhadas as oficinas de Fotografia - Despertando um olhar fotográfico sobre o Semiárido, na qual os alunos puderam perceber, por meio de fotos realizadas por eles, a beleza que existe no sertão; Oficina Confecção de Molduras, confecção de horta vertical, Produção de Sabonetes, Artesanato, Música e Produção de brinquedos com material reciclado.  


A aluna apresentará banner sobre as 7 oficinas que desenvolveu no ano de 2016, no projeto de extensão Semear.

De acordo com Katiane, em cada oficina foram realizadas dinâmicas para motivação dos participantes, focadas na conscientização do seu papel enquanto indivíduo, despertando-os para a preservação ambiental, uso dos recursos naturais de forma sustentável, produção e consumo de alimentos saudáveis, de modo a estimulá los a participar das ações e seguir na busca de novos conhecimentos e, principalmente, aplicá-los no dia a dia.

“Além dos alunos gostarem, se entrosarem e participarem das atividades, acredito que o projeto mudou neles a questão da conscientização. Outra coisa interessante que aconteceu foi que ao realizar muitas das oficinas aqui dentro do campus Floresta eles tiveram uma outra visão em relação ao Instituto, gostaram do campus, e muitos já se preparam para o processo seletivo pois desejam estudar aqui. Contribuiu para desmistificar uma informação errada que alcançou muitos moradores da cidade, a ideia de que o Instituto Federal é uma escola particular, agora eles sabem e podem contar aos amigos e familiares que aqui temos ensino público de qualidade”, afirmou a estudante.

Após o nervosismo inicial por ser a única representante do campus Floresta do IF Sertão-PE em um evento científico de grande porte, Katiane Silva espera adquirir muita experiência. “Me sinto feliz em representar o campus, é uma honra, eu me orgulho muito de estudar aqui, foi uma coisa que mudou minha vida, estou crescendo aqui e o projeto Semear veio para estimular ainda mais. Fiz novas amizades, conheci melhor a instituição e os servidores, e agora sei que posso contar com todos eles, que os servidores sempre se prontificam em ajudar no desenvolvimento do projeto, e isso deixa a gente mais feliz”, afirmou Katiane.

 

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104