Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Volta às aulas foi de reencontro e recepção aos novos alunos do Campus Floresta do IF Sertão-PE

As aulas do semestre 2017.2 iniciaram no último dia 1º de agosto, no campus Floresta do IF Sertão-PE. Para marcar a data foram realizados momento de boas vindas aos alunos do Ensino Médio, nos períodos matutino e vespertino.

Na ocasião a Chefe do Departamento de Ensino, Willma Campos, recepcionou os alunos e, junto a alguns professores, homenageou os atletas que representaram o campus Floresta nos Jogos Escolares dos Institutos Federais JIFs, cujas competições ocorreram de 18 a 23 de julho na cidade de Fortaleza. Sob muitos aplausos dos colegas os atletas do campus Floresta receberam certificados de menção honrosa.

Alunos do período matutino, junto com o professor de Educação Física, portando os certificados de honra ao mérito por terem representado o Campus Floresta em competição esportiva.

No evento matutino o aluno Fernando Luiz Batista Neto, medalhista de prata do atletismo, falou algumas palavras de agradecimento pela oportunidade de participar do evento e pelo incentivo dos colegas. O professor de Educação Física Demétrius destacou a importância da atuação desses atletas no incentivo para que as equipes participem de outras competições, e que os demais sintam-se entusiasmados com a atividade esportiva e se interessem em também desenvolvê-la. Além disso houve apresentações musicais de banda formada por alunos do instituto e placas com frases divertidas foram disponibilizadas para que os alunos tirassem fotos.

Banda formada por alunos animou o intervalo no volta às aulas.

No período noturno uma programação diferenciada foi preparada para os alunos novatos do curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação. O coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação em exercício, Profº Jair Galvão, recebeu os alunos no auditório do campus com palavras de boas vindas e incentivo, na sequência apresentou o curso, objetivo, formas de avaliação,  e pontuou as informações importantes e que costumam gerar curiosidade nos alunos ingressantes como estágios e formas de avaliação.  A Chefe do Departamento de Ensino, profª Willma Campos, também participou da recepção desejando boas vindas aos alunos, e incentivando-os a não desistirem, e persistirem ao encontrarem desafios pela frente.

Os docentes do curso também estiveram presentes e realizaram uma breve apresentação pessoal,e um resumo das disciplinas nas quais os alunos irão encontrá-los ao longo do curso. A profª Elis Magalhães aconselhou os alunos a buscarem atividades fora da sala de aula, como projetos de extensão, pesquisa, cursos e participar de eventos. "A área de vocês é muito abrangente, vocês vão descobrir muitas possibilidades. Estudar TI e Gestão abre mais o leque de conhecimento e atuação de vocês, então, aproveitem as oportunidades", enfatizou a docente durante fala aos alunos.

Novos alunos de GTI foram recepcionados pelos professores do curso.

Na sequência o Psicólogo do campus Floresta do IF Sertão-PE, Yuri Dias, falou aos alunos sobre a da rede de assistência que o IF Sertão-PE dispõe, com equipe multidisciplinar e bolsas de assistência estudantil.

Profissionais formados pelo campus Floresta estiveram presentes para falar das experiências vividas durante o curso e servirem de inspiração por terem alcançado boas colocações profissionais graças à formação em Gestão da Tecnologia da Informação. O Técnico de Tecnologia da Informação do campus Floresta, Danilo de Sá, contou das limitações técnicas que havia no tempo em que foi aluno do curso Técnico em Informática e superior em GTI e como as ferramentas tecnológicas adquiridas pelo campus oferecem atualmente grandes oportunidades para os alunos ingressantes.

Servidores do campus Floresta contaram as experiências que vivenciaram enquanto alunos do curso de GTI. 

O Professor Deimison de Souza, que assumiu o cargo no IF Sertão-PE há pouco mais de um mês, foi o segundo convidado da noite. O docente contou as dificuldades enfrentadas ao longo do curso e como a superação delas ajudou-o a alavancar seu conhecimento e sua carreira, além de contar diversas experiências em eventos e projetos dos quais participou. Ao fim de sua fala o Deimison deixou um conselho, "aproveitem o curso ao máximo! Hoje faço pós graduação em Engenharia de Software, e há momentos em que senti a necessidade de ter me aprofundado em algumas disciplinas aqui no curso. Lá na frente pode acontecer com vocês uma situação em que vão precisar desse conhecimento e pensar que deveriam ter se aprofundado mais aqui no IF", disse o docente.

Três alunos do sexto período de GTI, Emerson Menezes, Matheus Marcos e Júlio apresentaram aos colegas fotografias dos eventos que marcaram o curso, oportunidades que também serão oferecidas aos novos ingressantes. Os alunos destacaram eventos e projetos como a Campus Party, Expotec, III Workshop de Inovação e Empreendedorismo, a Comunidade de Software Livre do campus Floresta, Projeto Escola de TI e a Fábrica de Software.

Os novos alunos conheceram os laboratórios e experimentos em desenvolvimento no campus Floresta.

Os novos alunos tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer os laboratórios nos quais terão as aulas teóricas e práticas. Os alunos Hugo e Mirtes aprovaram o evento de recepção, “me senti muito bem recepcionado os professores foram muito atenciosos”, afirmou Hugo. Para Mirtes a sensação de retornar ao instituto no qual terminou o curso Técnico em Informática há alguns anos foi de felicidade em perceber mudanças, “o campus Floresta está de parabéns pelas reformas nos laboratórios”, afirmou a aluna.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104