Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia teve início no campus Floresta do IF Sertão-PE

No dia 16 de outubro teve início, no campus Floresta do IF Sertão-PE, as atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. O evento segue até a sexta-feira (20), com uma programação repleta de minicursos, oficinas, palestras, mostras técnicas, mesas redondas, dentre outros.

A oficina Noções Básicas de Primeiros Socorros foi a primeira atividade na manhã do evento. Ministrada pela Enfermeira do campus Floresta, Camila Tahis, a oficina tratou de assuntos como
avaliação inicial na realização de primeiros socorros, análise primária do paciente, como agir em caso de fraturas, luxações, acidente ocular, parada cardíaca, dentre outros. Além de ter acesso à informação teórica, os participantes tiveram a oportunidade de participar de simulações práticas com o objetivo de auxiliar na fixação das orientações.

Os participantes da oficina aprenderam noções básicas das atitudes imediatas que deve ser dadas à uma vítima ferida ou acometida por doença súbita.

No período da tarde o Diretor da Gestão da Tecnologia da Informação do IF Sertão-PE, Sérgio Manoel Pao Mole Bento, realizou duas palestras com temáticas voltadas para o dia internacional da segurança da informática. Na primeira, intitulada Aplicativos do Google, o palestrante falou a certa das funcionalidades fornecidas pelo Google, já largamente utilizadas no dia a dia, e aprofundou o conhecimento nas ferramentas.

A palestra Segurança em sites de compras causou bastante interesse nos participantes, de acordo com Sérgio Manoel, o tema é evidente, e os usuários devem ficar mais alertas com os assuntos relacionados à segurança do site, onde comprar, e compras em sites internacionais. O palestrante chama a atenção para dicas importantes “a primeira dica é de que nada é seguro, desconfiem realmente dos sites, devemos questionar se o site é real ou um fake, montado apenas para capturar os dados do usuário. A comunidade tem que ficar atenta à prática de deixar o e-mail aberto ou não fazer o logout dos sites, pois, alguém pode usar os dados para fazer compras ou até mesmo realizar empréstimos bancários utilizando os dados” afirmou Sérgio.

Os Serious Games, ou jogos sérios, e sua aplicação à saúde foram a temática da palestra ministrada pelo profº Eduardo Brito. De acordo com o palestrante o propósito dos serious games vai além do entretenimento, e visa também resolver algum problema do mundo real; e já existem serious games aplicados em diversas áreas, sendo os mais conhecidos os simuladores como os de auto estola.

Na ocasião o professor apresentou o projeto Fisio Drum, um jogo sério desenvolvido para apoiar o tratamento de pessoas com déficit de força e amplitude de movimento, patologia comum em consequência de acidentes automobilísticos e AVC, por meio de exercícios que ensinam ao paciente como tocar uma bateria.

Palestras no âmbito da informática e jogos eletrônicos completaram a programação vespertina do primeiro dia do evento.

“Em pesquisa feita em Juazeiro e Petrolina identificamos, junto a diversos fisioterapeutas, que existe uma grande evasão de pacientes que fazem esse tratamento, pois é monótono, repetitivo, e o paciente demora a ver os resultados, o que desestimula. Através de uma forma lúdica, que é o jogo, há maior interação com o paciente, motivação por meio da ideia de que ele está brincando ou aprendendo a tocar bateria quando, na verdade, o propósito é ajudá-lo na recuperação”, explicou Eduardo Brito. Durante a palestra também foi comentado o mercado para profissionais de jogos eletrônicos e a crescente demanda para profissionais de programação e design.

Concomitante às palestras e oficinas ocorre também o lançamento da Feira do Livro de Floresta. Idealizada pelos alunos do curso superior de Gestão da Tecnologia da informação, o objetivo da feira é o compartilhamento de conhecimento, por meio da venda, troca e doação de livros. De acordo com o professor Severino Paiva o planejamento é de que, quinzenalmente, a feira se realize na instituição. Qualquer um pode colaborar, ou se beneficiar, com o projeto, basta comparecer ao local da feira levando um livro para doar ou trocar por outro de seu interesse. A feira também segue online no grupo de Facebook “Feira do Livro de Floresta”, pelo qual os organizadores intermediarão, digitalmente, a troca, venda e doação de livros na cidade.

Feira do livro que incentivou a venda, troca e doações de livros; continuará de forma digital em grupo de rede social.

No primeiro dia da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no campus Floresta ocorreram também o minicurso de Soroban, um tipo de ábaco; palestra A matemática está em tudo, além da abertura oficial do evento, no período da noite.

Clique aqui e confira a programação completa do evento que segue até a sexta-feira (20).

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104