Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Produtores e alunos da região vivenciam práticas agroecológicas na Fazenda Escola do campus Floresta

Produtores, agricultores familiares, técnicos e profissionais da área agropecuária, além de alunos de cerca de 10 escolas públicas e privadas do município de Floresta visitaram a Fazenda Escola do campus Floresta do IF Sertão-PE no último dia 19. Durante toda a manhã, os 350 participantes assistiram palestras e vivenciaram práticas sobre produção agroecológica no semiárido.

 

Consciência ambiental e uso inteligente da água foram tópicos da palestra de abertura do 1º Dia de Campo

Já na palestra de abertura os participantes foram inseridos no contexto da agroecologia, a palestra “Desafios da Produção Agroecológica no Semiárido” foi ministrada pelo professor Sebastião Alves, vice-presidente do SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa. Na apresentação o professor enfatizou a importância do uso da água com eficiência, o risco do desmatamento, e o desafio de produzir utilizando forrageiras, plantas que geram o menor impacto possível no uso de água. Além disso foi tema da palestra a necessidade de se dar atenção à educação ambiental.

O 1º Dia de Campo do campus foi organizado pelo Núcleo de Estudos Agroecológicos e Produção Orgânica do campus Floresta com o apoio do SERTA, IPA, Prefeitura de Floresta, CNPq e Projeto Semear. A atuação dos servidores do campus e alunos do 4º ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária e do curso Técnico Subsequente em Agropecuária foi essencial para a realização do evento, enquanto os servidores ministraram as oficinas para os produtores rurais e técnicos da área, os alunos do último ano do curso atuaram como monitores e instruíram os alunos visitantes de outras escolas e das turmas iniciais do campus Floresta. 

Técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco apoiaram o evento na realização de Oficina sobre Quintal Agroecológico

Foram 7 oficinas realizadas concomitantemente, e em formato de rodízio todos os participantes do evento tiveram a oportunidade de adquirir os conhecimentos sobre compostagem, adubação verde, uso sustentável da água no semiárido, quintal agroecológico, forrageiras cultivadas para alimentação animal, manejo e controle de pragas na palma forrageira, e manejo de caprinos.

Além das oficinas um dos que chamou a atenção dos participantes do Dia de Campo foi a exposição de maquetes dos alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária sob a orientação da professora Lúcia de Oliveira. As peças reproduziram diversos sistemas de irrigação, como aspersor, pivô central, inundação, dentre outros.

Para o professor Iran Torquato, organizador do evento, o objetivo principal de integrar os produtores locais, os alunos do instituto e alunos de outras escolas foi atingido “queríamos mostrar para eles o que o IF Sertão-PE tem feito, quais as tecnologias que possuímos na Fazenda, os trabalhos de pesquisa e extensão, principalmente na área de irrigação e cultivo da palma forrageira, área de grande carência na região, principalmente em pesquisa. Nós fizemos uma estimativa de ter 250 no evento e o limite foi ultrapassado, então a meta foi alcançada”.

Alunos do curso Técnico em Agropecuária atuaram como monitores das oficinas

Ainda de acordo com o professor a Fazenda Escola é essencial para a instituição, contribuindo na pesquisa e extensão e funcionando como campo demonstrativo para aulas, vivências e práticas. Além disso os produtores locais podem contar com o apoio do campus Floresta, “o campus sempre esteve de portas abertas para o produtor, qualquer um pode ir ao campus e tirar dúvidas sobre produção, não só na área de forrageiras, mas também criação de caprinos, suínos, e qualquer dificuldade de produção agropecuária sempre estaremos à disposição. E também quem encontrar alguma dificuldade que a ciência ainda não solucionou também estamos à disposição para começar novas pesquisas também”.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104