Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Campus Ouricuri promoveu a I Semana de Agropecuária e Meio Ambiente

O Campus Ouricuri do IF Sertão–PE realizou, entre os dias 19 e 20 de outubro, a primeira Semana de Agropecuária e Meio Ambiente no Núcleo de Ensino Superior Felipe Coelho, município de Ouricuri. O evento teve o patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal, bem como parceira com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Composição da mesa de abertura do evento

Na manhã da quinta-feira (19), aconteceu a mesa de abertura do evento, composta pela presidente da comissão organizadora da Semana de Agropecuária e Meio Ambiente, professora Aline Mendes, pelo coordenador do curso de Agropecuária do campus Ouricuri, docente Thiciano Miranda, pelo chefe do Departamento de Administração e Planejamento do campus Ouricuri, Jeanilson Magalhães, pela representante do Banco do Nordeste, Marizângela Dias Coelho, e pelo coordenador do Programa de Incidência Política da Organização Não Governamental Caatinga, Geovane Xelofonte.

Público presente ao evento

No período da tarde da quinta-feira (19), foram realizadas as palestras “Utilização de água residual na agricultura”, “Produção de Biofertilizantes”, “Linhas de crédito PRONAF” e “Geração de Resíduos Sólidos na atividade agropecuária” ministradas, respectivamente, pelas docentes do campus Ouricuri, Tatyana Keyty Borges e Maria do Socorro Freitas, e pelo representante do Banco do Nordeste e pela  zootecnista Suelly Ugietti. Por fim, foi disponibilizado, durante todo o dia, espaço para exposição do Projeto Mandala e Compostagem Gerada a Partir de Resíduos Domésticos, executado por alunos do campus, artesanato e produtores locais.

Oficina de Biofertilizantes

Na sexta-feira (20), ocorreram as oficinas “Produção de biofertilizantes” e “Empreender no Campo” (SEBRAE) e também foi disponibilizado o espaço para divulgação das linhas de financiamento do banco do Nordeste . Por fim, houve uma exposição dos materiais gerados nas oficinas, a inauguração do Bosque de Plantas Nativas e a apresentação cultural do grupo de Capoeira Muzenza. Foram arrecadados 64 Kg de alimentos não perecíveis que foram doados ao grupo de capoeira Muzenza, que desenvolve projetos sociais na cidade de Ouricuri.

Dinâmica da oficina do Sebrae

O aluno do curso de Agropecuária turma 2017.2, Valdemir dos Santos, que conferiu as atividades da I Semana de Agropecuária e Meio Ambiente do campus Ouricuri contou como foi a experiência de participar do evento. “ (O evento) Foi de grande relevância para o nosso município e para os alunos do campus Ouricuri, pois tivemos acesso a conhecimentos e experiências que vamos levar para o nosso curso e para nossa vida”, disse o discente.

Estudante Andresa Nascimento

A estudante do curso de Agropecuária turma 2017.1 e produtora rural, Andresa Nascimento, falou sobre a importância da Semana de Agropecuária e Meio Ambiente do campus Ouricuri. “Eu acredito que foi bem importante por facilitar o conhecimento em diversas áreas da Agropecuária, por dar espaço para expormos nossas ideias e, através das oficinas, vivenciarmos as experiências na prática”, declarou.

Encerramento com grupo de capoeira Muzenza

A professora e organizadora da I Semana de Agropecuária e Meio Ambiente do campus Ouricuri, professora Aline Mendes, avaliou o evento. “Esse foi o primeiro evento organizado pelo curso de Agropecuária deste campus, e acredito que houve um saldo positivo, visto que toda a programação foi voltada para temáticas sensíveis à região do sertão do Araripe. O Instituto tem o papel social de aproximar a comunidade sertaneja através de eventos como este, divulgando ciência, arte e cultura e desejamos que o próximo seja ainda representativo para a região. Quero agradecer ao  Banco do Nordeste e Governo Federal por patrocinar e possibilitar a realização deste evento tão importante para nós que fazemos o campus Ouricuri.  Também quero agradecer aos parceiros SEBRAE, ONG Caatinga e Atruim Home & Colection por todo apoio dado".

Texto: Felipe Piauilino  

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 8125-2473/8125-2489