Workshop de Agroindústria do Araripe e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tiveram início no campus Ouricuri do IF Sertão - PE

Começou, nesta segunda-feira (4), o I Workshop de Agroindústria do Araripe e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que serão realizados, respectivamente, até os dias 6 e 7 de dezembro no campus Ouricuri do IF Sertão – PE. Os eventos são abertos ao público em geral e ofertam minicursos, palestras e oficinas.

Os professores Iuri Ozires, Noberto Freire e Ricardo Macêdo realizaram uma apresentação musical

O início dos trabalhos da SNCT e do Workshop de Agroindústria foi conjunto. Primeiro, houve uma apresentação musical dos professores Iuri Ozires, Noberto Freire e Ricardo Macêdo e, logo após, foi concedida a palavra para os membros da mesa de abertura dos eventos. Fizeram parte dela a chefe do Departamento de Ensino do campus Ouricuri, Mabele de Jesus, o coordenador da SNCT, Luiz Santiago Lacerda, a coordenadora do curso de Agroindústria, Juliana Cantalino, o prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, a vereadora Delvânia Sobral e a representante da Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), Francisca Gomes Galdino.  A secretária de Educação do município de Ouricuri, Eliana Guedes, também se fez presente no hall do campus Ouricuri, local que ocorreu o começo das atividades.

O docente Luiz Santiago Lacerda foi o primeiro a discursar

O professor Luiz Santiago Lacerda foi o primeiro a discursar e disse: “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia surgiu para mostrar que a ciência não deve ser mais feita de forma isolada. Ela tem que ser difundida com a sociedade, pois não pode ser negada a oportunidade de acesso à produção e ao conhecimento para população”.Em seguida, a docente Juliana Cantalino, contou: “A ideia do Workshop de Agroindústria é justamente disseminar a importância de que a ciência deve estar acessível a todos e em busca de um melhor aproveitamento do fruto, do leite e do mel que são produzidos na região” .

A professora Mabele de Jesus representou a gestão do campus Ouricuri

Logo após, a chefe do Departamento de Ensino, Mabele de Jesus, falou: “É com muita satisfação que estamos iniciando a nossa semana de eventos no campus. Além da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do Workshop de Agroindústria do Araripe, a Instituição também vai promover a Semana de Humanidades e a Semana de Consciência Negra. Então, hoje e nos próximos dias teremos atividades que envolvem todos os cursos do nosso campus Ouricuri. Agradeço a presença dos nossos alunos, dos servidores, do prefeito Ricardo Ramos, da secretária de Educação, Eliana Guedes, da vereadora Delvânia Sobral, da representante da Fetape, Francisca Gomes Galdino, e parabenizo o trabalho das comissões que organizaram os eventos”.

O prefeito Ricardo Ramos esteve presente aos eventos e falou do privilégio de estar participando da abertura de ambos

O prefeito Ricardo Ramos contou ser um privilégio estar presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e no I Workshop de Agroindústria do Araripe.  “Para mim é um motivo de muito orgulho poder participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do primeiro Workshop de Agroindústria do Araripe, que mostram as potencialidades dos cursos desta unidade de ensino para a sociedade da região do Araripe.  Quero parabenizar os servidores e os alunos do campus pelos eventos e que esta semana sirva de aprendizado para todos”, disse o chefe do executivo municipal que também informou que vai continuar com as parcerias com o campus Ouricuri em 2018.

Ao fim da solenidade de abertura, o professor Vagner da Costa Marques proferiu uma palestra “ Vivendo, aprendendo e revendo a Matemática: questionamentos e aplicações”. E durante toda a segunda-feira, ocorreram palestras, oficinas e minicursos.

Campus Ouricuri

• Estrada do Tamboril, S/N