Atividades multidisciplinares movimentam campus Ouricuri

Nesta última terça-feira (5), o campus Ouricuri do IF Sertão – PE promoveu a abertura da I Semana de Humanidades e a IV Semana de Consciência Negra. Também ocorreram atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e do I Workshop de Agroindústria do Araripe.

Semana de Ciência e Tecnologia

Feira de Saúde

No segundo dia da Semana de Ciência e Tecnologia, aconteceu uma “Feira de Saúde: Comunidade acadêmica em foco”, que teve aferição de pressão, teste de glicose, exame DST/AIDS, orientações com educador físico e nutricionista e um estande do Hemocentro de Pernambuco com informações sobre doação de sangue e cadastramento para ser doador de medula óssea.

Mostra de Experimentos de Física

Também ocorreram uma feira de ciência com Mostra de Experimentos de Física, oficinas de Introdução à linguagem de programação, Matemática e Origami e uma palestra “Princípios básicos da matemática aplicados ao Web Design”.

Workshop de Agroindústria do Araripe

Oficina de Cup Cake

No Workshop de Agroindústria do Araripe, houve os minicursos Secagem Solar de Frutas e Hortaliças, Uso de Resíduo Agroindustrial na Elaboração de Composto Orgânico, Horta Urbana em Pequeno Espaço e Fabricação de Cup Cake.

Semana de Consciência Negra

Mesa redonda “O desafio da convivência religiosa na contemporaneidade”

Teve início, no dia de ontem, a IV Semana de Consciência Negra com a atração musical dos professores Thatiane Mendes, Iuri Ozires, Ricardo Macedo e Noberto Freire. Logo após, ocorreu a mesa redonda “O desafio da convivência religiosa na contemporaneidade” sob a mediação da professora Aline de Biase, composta por Rosangela Ferreira (membro do centro espírita Casa Fraterna Doutor Bezerra de Menezes), padre Luciano Lima  (Igreja Católica de Ipubi) e Rodrigo Lopes Neto (membro do templo Vale do Amanhecer).

Na abertura, a docente das disciplinas de História do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, Aline de Biase, falou sobre a Semana de Consciência Negra. “É com muito prazer que venho abrir a IV Semana de Consciência Negra da nossa Instituição. Este ano, o tema da semana é ‘Ser Negro no Brasil: um debate sobre religião, história e identidade’ e o objetivo é discutir temas referentes à inserção do negro na sociedade brasileira.  O dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, data que marca a morte de Zumbi, um dos líderes do quilombo dos Palmares.  Esta data foi escolhida pelo Estado brasileiro como um marco pelo fato desse personagem ser símbolo da resistência do negro. O dia da Consciência Negra foi instituído em 2003 como parte de um projeto político que visa a diminuir as desigualdades no Brasil e que foi acompanhado da instituição das cotas raciais nas universidades públicas, nos institutos federais e no serviço público, em leis sancionadas nos anos de 2012 e 2014. É necessário que esse debate seja feito permanente, mas o dia da Consciência Negra marca um espaço para repensarmos o nosso cotidiano, olharmos com profundidade a nossa sociedade e entender como as heranças histórias do nosso país ainda influenciam a vida de 54% da população brasileira”, disse.

Semana de Humanidades

Abertura da Semana de Humanidades

Nesta terça-feira, ocorreu a abertura da Semana de Humanidades do campus Ouricuri. Foi encenado o espetáculo teatral “Maria e Virgulino na hora anunciada”, do Coletivo Passarrinho, de Petrolina –PE. Também aconteceu a mesa redonda “Arte, Política e Sertão” sob a mediação do professor Rodrigo Slama e com os palestrantes Luis Osete e Fernanda Barboza.

Espetáculo teatral " Maria e Virgulino na hora anunciada"

No discurso de abertura, o professor das disciplinas de Sociologia e presidente da comissão de organização do evento, Juliano Varela, falou: “Estes eventos são importantes para nós, pois foram concebidos para serem disseminadores de ideias de liberdade, ocupação e resistência. As ciências humanas e as artes ocupam seus espaços de resistência dentro desta Instituição e nesta comunidade. Foi assim que eventos foram concebidos e é esta a mensagem que eles querem compartilhar”.

Por fim, o docente dedicou a I Semana de Humanidades do campus Ouricuri ao fotografo Lídio Parente e agradeceu aos servidores e alunos que compõem a organização da semana, à gestão do campus Ouricuri e às parceiras da Prefeitura de Ouricuri, UNIVASF (curso de Artes Visuais), SESC Bodocó e Petrolina, Grupo Artimanha de Teatro, Coletivo Passarinho, Memorial Patativa do Assaré, Espaço Cultural Umbu Bom, Marijú Ateliê, Arte Estampa, Paróquia São Sebastião, ONG Caatinga e ao professor Lécio.

Fotos: Lídio Parente/Alba Valéria/Milena Monteiro

Campus Ouricuri