Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Palestras abordam importância do uso racional e do tratamento da água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992,  com o objetivo de conscientizar a população e debater sobre a necessidade dos cuidados e preservação da água. No campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, o assunto foi tema de discussão nesta quarta-feira (30), através de palestras para estudantes, servidores e agricultores do Assentamento Água Viva.

O uso racional da água foi debatido pelo professor Luís Fernando Campeche, que abordou o manejo de irrigação e o desperdício de água na agricultura, segundo ele uma constante na região do vale do São Francisco, que poderia ser evitada. “A gente utiliza, em média, o dobro da água que precisa. Se a irrigação fosse utilizada de forma racional seriam economizados cerca de 20% de água e 30% de energia consumidas. A gente tem que ter consciência de que precisamos tratar a água melhor”, alertou.

Professor Luís Fernando Campeche falou sobre os prejuízos do desperdício de água na agricultura

A segunda palestra foi ministrada pelo analista em desenvolvimento regional da Codevasf, Joselito Menezes, que abordou sobre a água voltada para o consumo humano, sobretudo nas comunidades rurais que não dispõem de sistema de tratamento. Joselito demonstrou métodos e tecnologias acessíveis para captação e cuidados com a água, de modo que ela pudesse ser usada para consumo humano e fez demonstrações de como pode ser feito o tratamento de água com segurança, por qualquer pessoa.

O convidado da Codevasf, Joselito Menezes, demonstrou processos simples de tratamento de água

Para a diretora do campus, Jane Perez, é de suma importância que as instituições, juntamente com as comunidades, estabeleça, esse diálogo. “A água é nosso bem mais precioso, seja na agricultura, na geração de energia ou no consumo humano. É fundamental que essa discussão aconteça”, afirmou. Para o coordenador de Extensão do campus, José Sebastião Costa, o evento trouxe muitos benefícios para instituição e para os agricultores que participaram. “Nossa intenção é trazer e aproximar cada vez mais as comunidades de nossas ações”, afirmou.     

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050