Café Literário apresenta bate-papo sobre série “As Crônicas de Gelo e Fogo”

Política, filosofia, relações humanas e suas consequências. Estes são apenas alguns dos elementos que compõem a série literária “As Crônicas de Gelo e Fogo”, do autor George R. R. Martin, que inspirou a série televisiva “Game of Thrones”, tema debatido nesta terça-feira (28), no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, durante o IV Café Literário.

Os estudantes Tacísio Macedo e Agda Marcelino declamaram poesias

O evento foi aberto com um recital de poesia feito pelo estudante de Viticultura e Enologia, Tacísio Macedo e a aluna de Zootecnia, Agda Marcelino, que apresentaram ao público, além de composições próprias, autores de renome como Cecília Meireles, Luís de Camões e Fernando Pessoa.

Fã da série, a pedagoga Marília Rangel falou de "Game of Thrones" e de "As Crônicas de Gelo e de Fogo"

Logo após, a pedagoga Marília Rangel e a professora Ana Rita Santos, fãs de “Game of Thrones” foram convidadas para falar sobre a história, que tem despertado a atenção de milhares de pessoas em todo o mundo. Na plateia presente não foi diferente: mesmo quem não conhecia as histórias contadas por George R. R. Martin não desviaram o olho da apresentação, que envolveu desde o enredo, personagens, tramas, até as formas narrativas apresentadas e um paralelo entre os cinco livros da série e os episódios televisivos.

A professora Ana Rita destacou características narrativas da série de TV e dos livros

De acordo com Marília Rangel, a série estimula a busca pela literatura. “O que eu espero não é só aguçar que assistam à série, mas buscar os livros, que foi o que aconteceu comigo. Eu comecei a ver a série, comecei a querer saber mais, porque eles falam muito em enredos antigos, em coisas ligadas ao passado que está nos livros e não está na série”, afirmou.

Para Ana Rita, o envolvimento dos estudantes durante o bate-papo chamou atenção. “É uma série com enredo muito rico, muito intrigante, com muitos detalhes técnicos, emocionais, tem muito conhecimento embutido, tanto na produção quanto na narrativa do livro. Achei bacana o envolvimento deles, o gosto pelos personagens. Com isso a gente espera estimulá-los a ler os livros e outras obras também”, disse.

O aluno Samuel Nonato foi o vencedor do sorteio dos livros

Ao final da apresentação, foi realizado um sorteio da coleção com os cinco volumes do livro “As Crônicas de Gelo e Fogo”, doadas à biblioteca do campus pela editora Leya, responsável pela publicação. O estudante de Agropecuária, Samuel Nonato foi o vencedor.

O Café Literário foi parte da programação da IV Semana do Livro e da Biblioteca, que segue até a próxima sexta-feira (31), com o Perdão Solidário, no qual o estudante em débito com a biblioteca do campus poderá ter anistia da suspensão em caso de atraso da devolução do livro, mediante a doação de um quilo de alimento. Os alimentos arrecadados serão doados para uma instituição de caridade a ser definida.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49