Curso estimula o beneficiamento de derivados do leite

Queijos, doce de leite, iogurte, bebida láctea. Esses foram alguns dos produtos desenvolvidos durante o Curso de Formação Inicial e Continuada “Produção Artesanal de Derivados de Leite”, concluído nesta terça-feira (4), no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.

Queijos, iogurte e doce foram alguns dos produtos elaborados durante o curso

O curso é o primeiro de cinco previstos pelo Projeto de Extensão de mesmo nome, desenvolvido pela professora Maria Cláudia Soares juntamente com a estudante de Zootecnia, Iolanda Amorim, com o objetivo de agregar valor ao leite e oportunizar alternativas de rendas a pequenos produtores. “O processo de beneficiamento é feito de forma artesanal, mas explicando as boas prática de fabricação, noções de higiene, desde a obtenção do leite até o produto final”, explicou a aluna. O curso inclui uma aula teórica e as demais são práticas.

A primeira turma foi formada por estudantes de Agroindústria, Zootecnia e Enologia do campus, mas a intenção, segundo Maria Cláudia, além de incentivar os alunos, é voltar a formação também para produtores da agricultura familiar. “Mostramos como fazer esse beneficiamento sem precisar de equipamentos industriais, de modo que seja possível realizar em casa”, afirmou.

Próxima turma deve iniciar na segunda quinzena de abril

No encerramento, alguns produtos elaborados pela turma foram expostos para degustação e o resultado foi o melhor. “Todos participaram com muita dedicação, por isso esse resultado”, disse Iolanda.

A próxima turma tem previsão de início na segunda quinzena do mês de abril. Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição que será definido e divulgado no site do IF Sertão-PE.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49