Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Experimento mostra na prática efeitos das deficiências nutritivas em cultivos

Como saber o que a ausência de cada nutriente provoca em uma planta? Como identificar pelas características das folhas ou raízes as deficiências do vegetal? Aprender acompanhando na prática. Esse é o principal objetivo da experiência desenvolvida pelo professor Cícero Antônio, junto a uma turma do curso de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE

Exemplo de plantas com ausência de cálcio e magnésio

Para além da teoria, o grupo da disciplina Química e Fertilidade colocou os ensinamentos na prática e desenvolveu um experimento através do cultivo do maracujá, pimentão, coentrão, tomate e couve, no qual é possível observar o que a deficiência de doze diferentes nutrientes provoca em cada vegetal.

“Aqui nós temos um vaso com todos os nutrientes e, sucessivamente, um vaso com menos um nutriente, como nitrogênio, fósforo, potássio, ferro, cálcio, enxofre. A gente observa os efeitos de cada deficiência de cada nutriente e passamos a identificá-los na prática, principalmente os mais essenciais”, explicou o estudante João Batista. 

A turma foi dividida em equipes e cada uma ficou responsável por um cultivo: maracujá, coentrão, pimentão, couve e tomate

Os estudantes atuam desde o início, quando há o transplante das mudas do solo para a hidroponia, sendo assim mais fácil de controlar o balanceamento nutritivo, até o momento de identificação dos sintomas, que incluem a deformação ou coloração diferenciada das folhas, ausência de crescimento ou sustentação, dentre outros.

Experimento é feito com a subtração de doze nutrientes

De acordo com o professor Cícero Antônio, o objetivo desse trabalho é construir no estudante a competência e a habilidade para que ele seja capaz de chegar em uma área e identificar as carências que estejam acontecendo naquele local. “É de suma importância para a vida prática, porque quanto mais rápido no campo ele identificar o nutriente que está ausente e limitando a produção, mais rápido ele entra com o controle, com a correção e menor impacto vai ter na queda de produção. O fato dele ter manipulado desde o início, vendo o sintoma, jamais ele vai esquecer”, afirmou. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050