Alunos de Tecnologia em Alimentos realizam atividade extraclasse

Discentes do curso Superior em Tecnologia em Alimentos do campus Petrolina do IF Sertão-PE estiveram, nos dias 6 e 12 desse mês, no parque industrial da Quy Sorwetto (Petrolina-PE), na vinícola Ouro Verde (Casa Nova) e na Escola do Vinho do campus Petrolina Zona Rural. Em ambas as empresas e projeto visitados, os discentes acompanharam o processo de produção, envase, embalagem e degustação.

Processo produtivo de sorvetes é observado pelos alunos

Para o coordenador e professor, Marcelo Olinda, o foco das visitas técnicas é aliar teoria e prática e conhecer as indústrias da região. “Estamos com alunos de três módulos, contemplando disciplinas que são voltadas para área profissional deles. Outro objetivo alcançado é conseguir desmistificar que o curso se restringe, apenas, à cozinha, visto que muitos conhecimentos adquiridos em sala são aplicados na indústria. Há casos, inclusive, em que o aluno, ao conhecer a empresa, se interessa pelo ramo de atividade e acaba ingressando em seu quadro funcional”, pontuou o docente

Visitas reforçam disciplinas práticas do curso

Gisele Alves, aluna do 5º período em Tecnologia de Alimento, declarou que a visita reforça os conteúdos aprendidos em sala de aula, colaborando para seu ingresso no mercado de trabalho. “Conhecer as etapas de produção, identificando o que aprendemos, é importante e motivador, além disso, nos ajuda a perceber em que áreas temos mais afinidade”, disse.

No campus Petrolina Zona Rural, os alunos foram recebidos pela ex-aluna e atual tecnóloga em viticultura e enologia, Renata Gomes

As disciplinas que receberam reforço com a atividade realizada foram: Princípios da Tecnologia de alimentos, Gestão de qualidade e processos, Embalagens, Instalações Industriais e Tecnologia pós-colheitas.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus