Evento de formação de novos bolsistas foi realizado no campus Petrolina

Proporcionar acessibilidade e disseminação do conhecimento de novas tecnologias para crianças e jovens de baixa renda, esse é um dos objetivos do projeto  Academia Hacktown. Alunos dos campi de Salgueiro e Floresta que recentemente participaram do processo seletivo estiveram, nos dias  14, 15 e 16 de agosto, no campus Petrolina do IF Sertão-PE, para receberem capacitação.

Coordenador do projeto, Fábio Oliveira, recepciona os participantes

Desenvolvido pelas coordenações do médio integrado em informática e licenciatura em computação do campus Petrolina do IF Sertão-PE, recentemente o projeto recebeu incentivo do Ministério da Educação (MEC) para sua institucionalização e expansão. Segundo o coordenador da academia, Fábio Oliveira, o projeto está em fase de  institucionalização e o objetivo é ampliá-lo, inclusive, para outras instituições. “Uma das etapas do projeto é a seleção de bolsistas, ocorrida no mês passado. Agora, estamos realizando a capacitação, que é a transferência de tecnologia para que eles possam replicar nos seus campi. Trata-se de um projeto-piloto, que tem como principal objetivo a transferência de tecnologia (programação e robótica), prioritariamente, para crianças e jovens de escolas públicas.”, explicou.

Cursos, experimentação de metodologias e aula vivenciada integraram a programação

Danilo Faustino, aluno do curso subsequente em informática, do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, relatou estar entusiasmado com orientações e experiências vividas no treinamento. "A academia Hacktown ensina-nos como melhor se portar em sala de aula para que possamos transferir conteúdos de tecnologias. Trabalhando práticas pedagógicas de forma inovadoras, como por exemplo, contextualizar um assunto em uma história infantil, que gera maior atenção das crianças, intimidade com os personagens e vontade de aprender.", disse.

Curso de como gravar vídeos para internet foi uma das formações

O programa para alunos bolsistas, que atuarão como instrutores, tem duração mínima de seis meses, podendo ser prorrogados por até dois anos. A expectativa é que, em fevereiro, seja lançado novo edital para alunos que tenham interesse em participar.

A seleção das crianças e jovens é através de Edital público, que, inclusive, está com inscrições abertas no período de 15 a 25 de setembro.

Acesse aqui o Edital para inscrição de crianças e jovens.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus