Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Feira de Miniempresas é realizada em shopping de Juazeiro (BA)

No último sábado (24), alunos do campus Petrolina do IF Sertão-PE trocaram o descanso do fim de semana por um dia de empreendedor, em shopping da cidade de Juazeiro (BA). O evento trata-se de uma das atividades do Programa Miniempresa, desenvolvido através de parceria entre o Ministério da Educação, Institutos Federais e Júnior Achievement. 

 


O Pró-Reitor de Extensão, Ricardo Bitencourt, esteve presente e mostrou-se satisfeito com o perfil empreendedor dos alunos 

A ação foi uma oportunidade para que os estudantes pudessem vivenciar o mercado, apresentar estratégias de negócio e comercializar as próprias produções para o público em geral. O Programa iniciou as atividades no mês de outubro de 2017, no qual os jovens integrantes das quatro miniempresas (Oriconfort S.A./E, Suportec S.A./E., Suporvale S.A./E e New Time S.A./E) receberam orientações para criação de um empreendimento, tendo por base os campos básicos que o compõe (RH, Produção, Marketing e Finanças). 


Potenciais consumidores observavam atentos explicações sobre funcionalidade dos produtos

As cinco primeiras jornadas foram dedicadas ao planejamento do produto e as restantes, à produção. A verba necessária para colocar a ideia em prática foi conquistada pelos alunos, mediante venda de ações para terceiros e o produto produzido, manualmente, pelos participantes durante as jornadas. 

O aluno do curso técnico em Informática e ocupante do cargo de marketing e vendas da Suporvale S.A./., Lucas Braga, declarou que a oportunidade de pôr em prática os conteúdos teóricos é muito válida. "A feira foi uma experiência inigualável, pois a relação entre cliente e vendedor fica mais dinâmica e instigante pessoalmente. A alma e o sentido do negócio foram renovados.", avaliou.


Participantes do programa colocam em prática conhecimentos sobre como abordar os clientes

Para as miniempresárias Evellyn Caroline e Fernanda Pinheiro, alunas do 2º ano do curso Técnico em Informática, a feira foi “uma experiência enriquecedora, pois interagiram com pessoas desconhecidas e conseguiram entender um pouco mais da relação cliente/ consumidor através do comportamento das pessoas no momento em que realizavam a abordagem, colocando em prática os conceitos de marketing e vendas.”


A feira proporcionou interação e incentivo ao espírito empreendedor dos alunos

A última atividade está prevista para o dia 14 de março, em que os alunos irão entregar relatório com todos os resultados do processo. Logo após, haverá, no dia 19 de março, a formatura dos participantes para premiar e prestigiar os estudantes pelo trabalho realizado durante o Programa. 

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300