Começa a 2ª Jornada de Iniciação a Docência no IF Sertão-PE

Foi ao som da música “Riacho do Navio” de Luiz Gonzaga que teve início a abertura da 2ª Jornada de Iniciação a Docência e da IV Amostra dos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) e de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência do IF Sertão-PE. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (4), no campus Petrolina e reuniu estudantes e professores de várias instituições de ensino, além do Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Cícero Antônio, da diretora de Ensino do campus Petrolina, Leopoldina Veras, do chefe do departamento de Ensino Superior do campus Petrolina, Eudis Teixeira, e da coordenadora Institucional do Pibid, Débora Anjos.

O grupo Camerota de Madeira Raso da Catarina, formado por alunos do campus Petrolina e coordenado pelo professor Ozenir Luciano, realizou a abertura da JID

Após a atração cultural, a coordenadora Institucional do Pibid abriu os pronunciamentos e destacou os objetivos do evento. “Esse é um momento para divulgarmos os trabalhos didático-pedagógicos desenvolvidos pelos alunos, além de ser um encontro oportuno para promovermos a integração entre alunos e professores". Em seguida, o pró-reitor Cícero Antônio, que representou o reitor, relembrou o início do programa na instituição. “Lembro quando o IF Sertão-PE submeteu e aprovou o primeiro projeto do Pibid , há 5 anos atrás, foi uma vibração total, porque sabíamos sua importância para a formação dos nossos alunos, disse o pró-reitor.

Da esquerda para a direita: a coordenadora Institucional do Pibid, Débora Anjos; o pró-reitor de Pesquisa, Cicero Antônio; a diretora de Ensino do campus Petrolina, Leopoldina Veras, e o chefe de Departamento de Ensino Superior, Eudis Teixeira.

Leopoldina Veras , que esteve à frente da Coordenação Institucional do Pibid durante os quatro primeiros anos do projeto na instituição, destacou o crescimento do programa no IF Sertão-PE. Desde que começou em 2009, nunca perdemos uma chamada da Capes, foi uma conquista após a outra. Ao longo desse período, passamos de duas para 21 escolas; e de 48 bolsistas, ampliamos para 206. Emociono-me ao falar desse programa, porque ele proporciona a valorização da formação docente, além de permitir que os licenciandos sejam inseridos nas escolas e conheçam a realidade da educação básica", destacou a diretora de Ensino.

O evento conta com a participação de alunos e professores de todos os campi do IF Sertão-PE, além de membros de várias instituições de ensino

“A Jornada é um momento de ganhar experiência com a iniciação a docência, principalmente, os bolsistas que são os multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. O evento ainda pode nos proporcionar novas práticas pedagógicas e melhorar cada vez mais o aprendizado na região do Sertão Pernambucano", disse o professor do campus Salgueiro, Eriverton Rodrigues, que também participou da abertura do evento.

Lúcia Falcão da UFRPE ministrou a palestra de encerramento da abertura da JID

Já o aluno do campus Floresta, Edimar Pereira, falou de suas expectativas para os três dias de jornada."Espero que o evento seja bastante produtivo, pretendo trocar ideias e interagir com os outros participantes", disse o estudante. A abertura foi finalizada com a participação da professora Lúcia Falcão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que ministrou a palestra sobre o Pibid na UFRPE. A programação da Jornada se estende até o próximo sábado (6) e contará com comunicações orais, rodas de conversas, palestras, oficinas e mostra didática, além de atrações culturais.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus