Campus Salgueiro forma 15 alunos em curso FIC de Química

No final do mês de outubro, o campus Salgueiro do IF Sertão-PE promoveu o encerramento do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Nivelamento de Química, que ofereceu 15 vagas para estudantes do próprio instituto e 20 para alunos de escolas públicas do município.

O curso ofereceu aulas teóricas e práticas sobre diversos temas da Química

Além de nivelar conhecimentos da disciplina com os alunos participantes, todos do terceiro ano do Ensino Médio, o curso preparou-os também para provas do Enem e processos seletivos, abordando, em cinco meses de duração, temas como funções orgânicas e inorgânicas, isomerias, termoquímica, cinética e equilíbrio químico, entre outros.

Intérprete ajuda aluna surda durante simulado para o Enem

A equipe responsável pela iniciativa foi composta pelos professores Francisco das Chagas de Sousa (Físico-Química), Tetisuelma Leal Alves (Química Orgânica) e Joabis Nobre Martins (Química Geral), além da Técnica em Laboratório Maria da Conceição Martins Ribeiro, responsável pelas aulas práticas. A intérprete de Libras Aline Cassia Silva Araujo acompanhou a aluna surda Raiane Luzia da Silva. “Eu gostei muito do curso de Química. No começo foi difícil por que não tinha intérprete mas depois Aline chegou. As aulas me ajudaram no Enem”, revela Raiane.

15 alunos concluíram o curso FIC

Para Magdiel Gomes, outro aluno conluinte, o curso foi enriquecedor. “Adquiri muito conhecimento de todo Ensino Médio, e isso me deixou bastante tranquilo fazer Enem e vestibular. Cada dia era uma luta diferente, mas vencemos todas em prol do conhecimento”, avalia. Ao todo, 15 alunos concluíram o curso FIC, participando de aulas práticas, teóricas e simulados, totalizando uma carga horária total de 120 horas-aula.

*Com informações de Conceição Ribeiro

Campus Salgueiro