Ampla participação do público e debate marcam a Semana dos Povos Indígenas

O campus Salgueiro do IF Sertão-PE promoveu, nos dias 16 e 17 deste mês, a I Semana dos Povos Indígenas: um evento para debater as demandas culturais e políticas das principais etnias indígenas presentes na região. Com público expressivo, a programação contou com mesas redondas, palestras e pintura corporal.

A mesa de abertura teve participação das principais lideranças locais, como as tribos Truká, Atikum e Tumbalalá. Antes do início do evento, alunos, servidores e convidados seguiram a tradição e dançaram o Toré.

Alunos dançaram o Toré, acompanhados pela comunidade

Para o professor Frido Claudino, líder do Grupo de Pesquisa Políticas do Discurso, que organizou o evento, a Semana cumpriu o objetivo de pôr em pauta as temáticas indígenas frente ao cenário delicado da política nacional. "Nossa instituição tem a missão de promover o desenvolvimento local e a inclusão social, e isso só é possível com o comprometimento da comunidade. Sempre tivemos uma grande quantidade de alunos indígenas, e receber as lideranças políticas e religiosas das principais etnias permitiu uma aproximação maior com eles. Com o toré, além de um momento de integração entre toda a comunidade, pudemos celebrar a cultura indígena e dar visibilidade à luta destes povos, que é tão importante nessa fase que estamos vivendo na política nacional", avaliou.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural