Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

I Fórum Proeja debate os desafios da formação de jovens e adultos no campus Salgueiro

Os desafios e possibilidades para formação de jovens e adultos foram o principal tema do I Fórum Proeja, que aconteceu no campus Salgueiro do IF Sertão-PE, nesta terça-feira (28), para capacitar professores e técnicos que atuam nos cursos dessa modalidade. Durante todo o dia, os participantes compartilharam experiências e debateram melhorias no ensino, com o objetivo de oferecer propostas pedagógicas mais adequadas à realidade e expectativas dos estudantes.

Na mesa de abertura, um dos idealizadores do evento e pedagogo do campus, Paulo Garcez, falou sobre a importância da capacitação para o Proeja. "Não tínhamos passado por um momento como esse ainda, desde que o campus foi inaugurado, há cinco anos. É importante para conhecermos a realidade dos nossos alunos e discutirmos sobre como tornar o ensino mais adequado a esse contexto. É uma formação curta, de apenas um dia, mas as trocas de experiências, com certeza, serão de grande contribuição", afirmou.

O professor Marcelo Souza compartilhou práticas didáticas baseadas em assuntos de interesse dos alunos, associados ao ensino de Física

A programação seguiu com palestra da professora Aparecida Barros, que compartilhou experiências sobre a integralidade do ensino profissional na educação de Jovens e Adultos, vividas nos mais de trinta anos que passou em sala de aula. "Será que estamos sendo educadores, motivadores dos nossos alunos? Que tipo de educação estamos construindo?", provocou a professora. Ela também destacou a necessidade de reconhecer as diferenças e particularidades dos estudantes. "Paulo Freire, que foi um grande idealizador da EJA, já afirmava em seu tempo que não se pode tratar todos como iguais. É preciso dar mais aos que precisam de mais, e menos aos que precisam de menos. As pessoas são diferentes, e reconhecer isso, construir uma educação que respeite essas singularidades, é que devemos buscar na sala de aula", afirmou.

O evento contou, também, com a participação do pedagogo e ex-servidor do campus Salgueiro, Valdirênio Mendes, que falou sobre sua própria história como aluno de EJA, ressaltando as dificuldades encontradas para se adaptar às propostas pedagógicas e sugerindo alternativas. Já o professor Marcelo Souza, compartilhou práticas de ensino de Física associadas a assuntos de interesse dos estudantes, como o churrasco. "Aparentemente é um tema que não tem a ver com a aula, mas quando os alunos começam a discutir a relação entre a altura do colarinho da cerveja e a variação de temperatura, a propagação de calor, você consegue fazer eles perceberem que a Física está em tudo no nosso dia a dia. Não adianta apenas jogar uma fórmula para eles decorarem, se não entenderem como aquilo afeta suas vidas práticas", explicou.

A capacitação foi aberta a professores, técnicos e alunos de todos os campi do IF Sertão-PE.

 

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 508, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3421-0050