Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Horta orgânica do câmpus Santa Maria da Boa Vista produz primeira colheita

Na última sexta-feira (26), foi realizada a primeira colheita da horta orgânica construída na sede provisória do câmpus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE. A iniciativa começou em maio deste ano, quando foram plantadas as primeiras sementes pelos alunos. O projeto contou com a participação de vários servidores do câmpus, incluindo técnicos administrativos e professores, principalmente na fase inicial de coleta de estrume e organização dos canteiros.

O projeto da Horta de Aplicação está sendo orientado pelos Professores Márcio Simon, Luis Carlos Pita e Roberto Holanda e pelo técnico agrícola Júlio Ferreira. As atividades são executadas por cinco alunos do curso Técnico Subsequente em Agropecuária, Cícero José, João Paulo, Mauro Anselmo, Ítalo Bruno e Renilson José. Outros alunos também colaboram de forma eventual na manutenção da horta, que tem cinco canteiros, sendo quatro de alface, em fase de desenvolvimento, e um em fase de colheita - o coentro, perfazendo um total de 17 m² de área cultivada.

Desde o início, a Horta foi possível graças a parcerias do câmpus com comerciantes locais. O estrume de ovinos e caprinos foi doado por dois comerciantes de Santa Maria da Boa Vista que possuem roças; e o transporte foi realizado com o automóvel de uma loja de defensivos agrícolas do município. A horta é um projeto sem prazo para terminar e que deverá ser diversificada com a plantação de outras culturas, todas realizadas de modo orgânico, ou seja, sem aplicação de nenhum agrotóxico.

O projeto conta com a participação de cinco alunos do curso Técnico em Agropecuária

Na primeira colheita todos os alunos puderam levar um pouco da produção de coentro para casa, simbolizando o trabalho coletivo e a prática do ensino da sala de aula. Para o professor Roberto Holanda, a horta objetiva estimular o consumo de alimentos saudáveis por parte da comunidade interna, além de aliar a teoria da sala de aula à prática. “A Horta de Aplicação propicia aos alunos envolvidos um maior entusiasmo pelo curso de Agropecuária, o espírito colaborativo, além de favorecer a otimização dos espaços vazios da escola em que o câmpus está provisoriamente sediado”, destaca o professor Márcio Simon.

Os estudantes cuidam da horta de forma colaborativa, no horário oposto ao da aula

Para o aluno Ítalo Bruno, participar do projeto foi uma boa forma de se aproximar dos seus colegas, aprender mais, aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e fazer algo de bom pelo IF Sertão-PE. “Três vezes por semana eu e os colegas viemos aqui, no horário oposto ao da aula, para molhar, limpar, acompanhar o crescimento, colocar mais estrume, quando necessário, e verificar a exposição ao sol dos canteiros”, revela. O estudante afirmou ainda que pretende continuar no projeto até terminar o curso e diz já estar se organizando para fazer uma pequena horta na sua residência.

Com informações de Roberta Duarte

Campus Santa Maria

 

  • Rua Dr. Souza Filho, s/n - Centro
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3869-2029