Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Alunos têm aula prática sobre compostagem no câmpus Santa Maria da Boa Vista

Na tarde da última quarta-feira (1º), alunos do curso Técnico em Agropecuária do câmpus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE participaram de uma aula prática sobre compostagem. A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

Os alunos "colocaram a mão na massa" para aprender sobre compostagem

A compostagem, feita pelos próprios alunos, teve cerca de 10 camadas de palha e esterco. Será mantida úmida pelos próprios estudantes a cada dois dias e revirada depois de 15 dias para promover a aeração e assim facilitar a decomposição do material orgânico. A previsão é que esteja pronta em 90 dias, quando será iniciada uma pesquisa promovida pelo professor Márcio Simon. A ideia é implantar canteiros de beterrabas no câmpus e comparar a produtividade e massa foliar no canteiro adubado com esterco e no adubado com a compostagem.

A cada dois dias, os estudantes deverão cuidar da compostagem. A previsão para os primeiros resultados é de 90 dias

A aluna Dayane Rodrigues aprovou a experiência. “Sempre aprendemos muito com a parte prática do curso, complementando os ensinamentos que os professores passam antes, em sala de aula”, afirma. Ela mora há 15 anos na Fazenda Patos, distante 28 km do centro urbano de Santa Maria da Boa Vista, e pretende fazer uma compostagem na sua casa, aplicando os conhecimentos adquiridos no Curso Técnico em Agropecuária.

Com informações de Roberta Duarte

Campus Santa Maria

 

  • Rua Dr. Souza Filho, s/n - Centro
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3869-2029