Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto de extensão promove partidas profissionais de xadrez na terça-feira (13)

Na próxima terça-feira (13), o projeto de extensão "Xadrez: Do Peão ao Rei", desenvolvido no câmpus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE, vai promover uma partida profissional do jogo com os enxadristas Rodrigo Teles e Romero Rodrigues. Depois da partida, Romero, que também é servidor do câmpus, desafiará, sozinho, 20 alunos do Projeto ao mesmo tempo. O evento acontece a partir das 16h.

Romero Rodrigues, servidor do câmpus Santa Maria, começou a disputar torneios de xadrez em 2004. Ele foi duas vezes campeão escolar petrolinense sub 15, campeão escolar pernambucano sub 15, vice campeão no individual e por equipes do EDCENE (Jogos entre os CEFET’s do Norte-Nordeste), e teve uma boa participação em uma etapa da Copa Brasil de Xadrez. Já Rodrigo Teles é natural de Santa Maria da Boa Vista e enxadrista há vários anos, tendo se destacado em 30º lugar no torneio nacional John Lorenço Cordiole, em 5º lugar no torneio Pernambucano e em 3º no Torneio Ana das Carrancas.

 Estudantes participam das aulas oferecidas pelo projeto. Foto: Josemar Barbosa

Em atividade há dois meses, sob a coordenação do professor Josemar Barbosa, o projeto "Xadrez: Do Peão ao Rei" oferece aulas gratuitas de xadrez à comunidade interna e externa do campus. Possui, atualmente, duas turmas de alunos com idade entre 12 e 35 anos e será realizado até julho do próximo ano. Ainda há 15 vagas disponíveis para participar do projeto, cujas aulas são realizadas às terças e quartas-feiras, das 17h às 18h, na sede provisória do câmpus Santa Maria. Para se inscrever, o candidato deve ser maior de 10 anos e comparecer ao câmpus nos horários das aulas para preencher a ficha de inscrição. 

O projeto é aberto também para candidatos portadores de deficiência auditiva. Três alunos surdos da Escola Estadual Padre Maurilo Sampaio já participam das aulas, contando com a ajuda de uma intérprete de libras disponibilizada pela escola para acompanhá-los. A Escola Padre Maurilo também disponibiliza, desde o início do Projeto, os tabuleiros de xadrez para as aulas.

O xadrez é um esporte que colabora para o desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração, matemática, memória, atenção, paciência, autocontrole, criatividade, inteligência, coragem, espírito de decisão, planejamento, julgamento, além de vários outros benefícios que contribuirão para a vida pessoal e profissional do praticante.

 *Com informações de Roberta Duarte

Campus Santa Maria da Boa Vista

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csm.direcao@ifsertao-pe.edu.br