Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto de extensão estimula a aplicação da matemática na Agropecuária

Um projeto de extensão desenvolvido pelo campus Santa Maria da Boa Vista do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) propõe a aplicabilidade da matemática na Agropecuária, com o objetivo de estimular o ensino dessa disciplina entre os estudantes.

Com o tema “A matemática na Agropecuária”, o projeto é desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) do IF Sertão-PE e tem como foco a realização de palestras para os alunos concluintes do Ensino Médio das escolas públicas do município. Até o momento, duas instituições de ensino já foram atendidas pelo projeto: a Escola Estadual Padre Maurilo Sampaio, no dia 2 de março, e a Escola Estadual Profa. Judith Gomes de Barros, no dia 9 de março.

A primeira palestra do projeto foi realizada na Escola Estadual Padre Maurilo Sampaio, em 2 de março

De acordo com o coordenador do projeto, Roberto Holanda, durante as palestras são expostas aplicações da matemática em diversas áreas da Agropecuária, “como topografia, fruticultura, grandes culturas, fitopatologia, fertilidade do solo, melhoramento animal e  produção de ruminantes”, exemplifica o professor. “Na topografia, demonstra-se a aplicação da trigonometria; na fruticultura, geometria e regra de três; em grandes culturas aplica-se a geometria; no melhoramento animal, fração e proporção; na produção de ruminantes, estatística; na fertilidade do solo, equação de 1º grau, e na fitopatologia, equação de 2º grau”, explica.

Segundo Holanda, após cada palestra são aplicados questionários aos alunos participantes com o objetivo de aferir o grau de aprendizado das questões expostas. “Esses dados obtidos com os questionários, serão publicados em periódicos e/ou anais de congresso”, destaca o coordenador. As atividades do projeto são desenvolvidas com a participação da bolsista Raniere Araújo Santos, estudante de Agropecuária do campus Santa Maria da Boa Vista.

Para saber mais sobre outros projetos de extensão desenvolvidos pelo campus Santa Maria da Boa Vista, acesse aqui.

Campus Santa Maria da Boa Vista

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csm.direcao@ifsertao-pe.edu.br