Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Santa Maria da Boa Vista participa da campanha Setembro Amarelo

Nos dias 06, 08 e 09 de setembro, o Setor Multiprofissional do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE desenvolveu ações referentes ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. As atividades envolveram todos os alunos dos cursos técnicos (manhã e tarde). A psicóloga e a enfermeira do campus realizaram exercícios de estimulação, respiração e promoção da saúde mental frente as práticas da Análise da Bioenergética, aferição de pressão, plantão psicológico e aplicação de questionários para identificação do uso abusivo de álcool, segundo fator envolvido com maiores números de casos relacionados ao suicídio. 

 

Campus Santa Maria da Boa Vista promove roda de conversa com estudantes a respeito da campanha Setembro Amarelo

Na sexta-feira (09), foi realizada uma roda de conversa denominada "Suicídio é uma questão de saúde mental" para a comunidade institucional, durante a qual foram abordados aspectos quantitativos e qualitativos sobre o fenômeno, refletindo criticamente sobre o estigma direcionado as pessoas que cometem o suicídio, a necessidade de escuta e serviços qualificados para promoção da qualidade de vida, considerando aspectos psicológicos, históricos, culturais, sociais e/ou biológicos que estejam associados à temática. 

As ações envolveram exercícios de estimulação da respiração 

Segundo a psicóloga Érika Freire, “o diálogo sobre determinados temas cria e fortalece os vínculos dentro da escola, previne e promove qualidade de vida, além de proporcionar aos estudantes e servidores uma reflexão crítica quanto à biopolítica e o sofrimento enquanto uma condição da existência humana, assim como a morte. O cuidado deve partir de todos os segmentos sociais e a educação torna-se um campo legítimo para tal".  

Campus Santa Maria da Boa Vista

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csm.direcao@ifsertao-pe.edu.br