Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Estudantes e servidores participam de ações de promoção à saúde no campus Santa Maria da Boa Vista

Na última semana, servidores e estudantes do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE participaram de ações de promoção à saúde alusivas ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em todo o mundo no dia 7 de abril. Na terça-feira (4), foi ofertado o Plantão Psicológico e, na quinta-feira (6), o Ato Cenopoético “Saúde Mental en CENA: um ato de cuidado”, com a mediação das profissionais da Secretaria de Saúde do município, Itanna Vitória (CAPS) e Lusiane Palma (NASF), da psicóloga do campus, Érika Freire, da docente de Artes, Maria Clara, além de estudantes do Ensino Médio do curso de Agropecuária.

Estudantes e servidores participaram de diversas atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde

Instrumento de ação-reflexão que utiliza as linguagens da arte, perfazendo sensações e sentimentos humanos, a Cenopoesia instigou um diálogo entre os participantes e os atos apresentados problematizaram a importância da rede e do cuidado em saúde mental. Na sexta-feira (7), o Instituto, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma oficina no centro da cidade para toda a comunidade. 

A Tenda Paulo Freire foi aberta à comunidade de Santa Maria da Boa Vista

A intervenção seguiu a perspectiva da Tenda Paulo Freire, que visa problematizar a promoção da saúde mental do trabalhador, a medicalização da vida e a cenopoesia como estratégia de cuidado. No campus, também foi realizada, durante o dia, aferição de pressão arterial e testagem de glicemia, além da oficina mediada pelo fisioterapeuta Vitor Alencar, que mostrou um breve histórico da Acupuntura e em seguida fez demonstrações nos participantes. A acupuntura é parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa com objetivos terapêuticos e de cura das doenças através da aplicação de agulhas, laser, cores, esferas, sementes etc.  

As ações ofertadas tiveram uma ampla participação da comunidade acadêmica

Presente ao evento, a servidora Carolina Santos afirmou que após receber a demonstração do profissional se sentiu melhor com relação ao cansaço físico e mental. Essa melhora no estresse e cansaço foi descrita também por outros participantes, como Graciete Barbosa. "Logo depois da sessão minha dor de cabeça melhorou bastante", afirmou ela.

 

Campus Santa Maria da Boa Vista

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csm.direcao@ifsertao-pe.edu.br