Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Campus Santa Maria inicia FIC de Gestão Empreendedora, Associativismo e da Propriedade Rural

O campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 11, o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Gestão Empreendedora do Cooperativismo, Associativismo e da Propriedade Rural, na Escola Municipal Alexandre Moreira Costa, no Assentamento Fazenda Nova Olinda 1.

A abertura do curso contou com a presença da diretora geral do campus, Mauricene Lima, prefeito de Santa Maria, Humberto Mendes, professor ministrante do curso, Jeziel da Cruz, além de representantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e alunos inscritos.

Palestrante destaca as potencialidades de Santa Maria 

O professor Jeziel da Cruz começou a palestra apresentando dados informativos sobre as potencialidades do município e destacou a cultura da uva no Sertão de Pernambuco, sendo Santa Maria da Boa Vista a pioneira no processo. Ressaltou também a importância dos 60 quilômetros do rio São Francisco na região para a produção de banana e goiaba, como forma de incentivar os estudantes sobre a possibilidade do fortalecimento da fruticultura e agroecologia.

A potencialidade das pessoas inseridas no contexto educacional que resulta na libertação e transformação do mundo foi outro ponto de destaque do professor. “A educação profissional vem para ser o diferencial e fortalecer o contexto educacional no campo. A educação promove sonhos, e cada pequeno passo leva a uma grande caminhada”, comentou o palestrante.

Administração municipal e a direção do campus prestigiam a abertura do curso

Durante o encontro, a diretora geral disse que o IF Sertão-PE estará de portas abertas para agir com a educação transformadora e que investir na educação do campo é um grande passo para o futuro. “É uma alegria poder ajudar e incentivar no que for preciso para o sucesso dos participantes desse curso”, pontuou.

As palavras de Mauricene Lima foram ressaltadas pelo prefeito no destaque sobre a importância da implantação do campus SMBV para um caminho de transformação que o município tem a trilhar. “Percebemos que Santa Maria é outra cidade depois da chegada do Instituto Federal. Vivemos uma grande mudança”, enfatizou o prefeito.

Comunidade local participante do curso

Ex-aluno do curso técnico em Agropecuária do campus Petrolina Zona Rural e incentivador de participantes do curso, Rafael Cardoso, presente na palestra, expressou a satisfação de participar da implantação dessas aulas que incentiva o conhecimento e a iniciativa da comunidade local em ampliar a visão para usufruir dos meios disponíveis de modo adequado.

IF Sertão-PE mobiliza a comunidade para participação em curso

O curso terá duração de quatro meses e agrega assuntos como gestão empreendedora, conceito de gestão cooperativista, fundamentos de gestão de negócio, noções de economia e definições associativismo como parte do conteúdo programático.

Texto: Kátia Sandes

 

Campus Santa Maria

 

  • Rua Dr. Souza Filho, s/n - Centro
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3869-2029