3º Ciclo de Palestra de Edificações continua em seu segundo dia de evento

O segundo dia do 3º Ciclo de Palestras de Edificações seguiu com exposição de trabalhos, palestras e cine debate ocorrido no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE. Os alunos expuseram conhecimentos através de conteúdo em imagens, vídeos e a atividade prática da rotina do técnico em edificações.

Exposição de trabalhos por alunos do curso de Edificações

Sob o monitoramento, orientação e avaliação dos professores Luciana Nóbrega e Guilliano Fagundes, alunos explicavam assuntos referentes a concreto, bloco estrutural de concreto, projeto residencial, equipamentos de segurança do trabalho, dentre outros. Os professores acompanharam cada equipe em suas exposições e explicações.

Equipes expõem trabalhos e apresentam conhecimentos

A professora Luciana Nóbrega orientou a equipe do bloco estrutural sobre a consistência do concreto, no cuidado ao golpear a camada inteira para evitar a superficialidade, no momento em que os integrantes faziam a demonstração da produção do concreto. No tocante aos equipamentos de segurança do trabalho, a docente destacou a importância do certificado de aprovação dos produtos, explicando que toda obra de uma empresa deve ter um documento apresentando quais equipamentos devem ser usados pelos profissionais em atividade.

Demonstração prática de golpes em camada de concreto para manter consistência

Ainda no período da manhã, alunos acompanharam a palestra da professora dra. Cristiane Dacanal com o tema ‘Desempenho térmico no ambiente construído’ que tratou sobre as implicações no ambiente térmico para o conforto humano e economia de energia, bem como sustentabilidade da obra construída. Foram apresentadas orientações sobre o processo do projeto sustentável que envolve conhecer o clima, estabelecer estratégias bioclimáticas e aplicá-las.  Também teve a participação da engenheira Isabela Gonçalves que apresentou o tema ' Dimensionamento de carga térmica em salas de aula' que foi um estudo de caso para Trabalho de Conclusão de Curso que demonstrou na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Professora Dra. Cristiane Dacanal destaca desempenho térmico em ambiente construído

A tarde teve início com a palestra da professora do campus Serra Talhada Camila Coelho que fez abordagens sobre a questão habitacional de forma simplificada e a Lei de Assistência Técnica, apresentando minúcias com relação aos benefícios da lei, compreendendo qualificação e racionalização do espaço, origem dos recursos, geração de empregos e profissionalização.

Professora do campus Serra Talhada Camila Coelho

“Projetos de arquitetura não é só para quem tem dinheiro. Vocês têm a responsabilidade de pensar no social. Pensar na criação de moradias adequadas, para isso a lei de assistência técnica existe, e não é em prol da estética. Vamos pensar no próximo, e em especial, na melhoria da moradia”, comentou Camila.

A arquiteta e urbanista Jurema Cavalcanti destacou em sua apresentação a diferenciação dos conhecimentos técnico, científico e popular, e mostrou a importância de fazer a relação desses conhecimentos com a prática do exercício da atividade profissional. “A gente precisa ouvir o que as pessoas estão dizendo sobre a realidade delas, da comunidade onde vivem”, disse Jurema.

Arquiteta e urbanista Jurema Cavalcanti expõe experiências

Antes de prosseguir com um debate sobre as palestras, o coordenador do curso de Edificações Luís Guilherme mostrou a importância de temáticas como essas no sentido de apresentar aos alunos outras possibilidades e caminhos. “Novas visões trazem sensibilidade para entender que existem demandas próximas a nossa realidade e cabe a cada um entender essas oportunidades. Buscar o lado social e humano de cada caso específico”, afirmou Guilherme.

O debate foi o momento em que os alunos expressaram a motivação e incentivo fomentados pelas palestrantes com relação ao caminho escolhido, fazendo-os entender que o conhecimento aliado à prática vai fazer a diferença na trajetória deles. “Depois de um ciclo de palestras como esse a gente abre a mente. As palestras nos mostram novas possibilidades”, destacou a aluna Elizabeth Santana.

Diretora parabeniza alunos e professores pela participação

A diretora do campus Mauricene Lima presente nas palestras parabenizou a coordenação do curso e os professores dizendo que ‘a expressão dos alunos e os elogios demonstram o sucesso do evento’. O evento foi finalizado com a apresentação do documentário ‘Capacetes Coloridos’ que traz à tona questionamentos sobre o fazer arquitetônico numa sociedade na periferia do sistema capitalista.

Texto: Kátia Sandes

Campus Santa Maria da Boa Vista