Curso FIC desenvolve competências necessárias para resolução de problemas matemáticos

Na manhã desta quarta-feira, dia 28, teve encerramento no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE, o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ‘Como resolver eficientemente problemas matemáticos’. O curso teve o objetivo de desenvolver nos alunos as competências necessárias para a interpretação de problemas matemáticos e desenvolvimento de estratégias a fim de resolvê-los de maneira eficiente.

Com duração de dois meses, 18 participantes concluíram o curso que contou com aulas referentes a operações com números inteiros e racionais, porcentagens, noções básicas de estatística, probabilidade, estudo de funções e cálculo de áreas e volumes.

Participantes aprendem ferramentas matemáticas para resolução eficiente de problemas

Segundo o professor Josemar Barbosa, ministrante do curso, a iniciativa desse FIC surgiu da dificuldade observada nos alunos para interpretar problemas e identificar ferramenta matemática para resolvê-los. O professor destacou que durante o curso preocupou-se em apresentar situações cotidianas relacionadas aos acontecimentos atuais, de modo que questões próximas à realidade da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM ) fossem apresentadas. “ O estudante precisa pensar e ter habilidade de leitura para a resolução dos problemas”, comentou Josemar Barbosa.

“O curso é importante para o nosso desempenho, ou seja, através do curso descobrimos coisas que não sabíamos, e avançamos muito no termo de percentagem. O curso foi a melhor coisa que já aconteceu”, completou a aluna Liliany Santos.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural