FIC do campus Santa Maria da Boa Vista prepara Futuros Empreendedores nos assentamentos Nossa  Senhora da Conceição e Fazenda Nova Olinda I

Uma ação coletiva realizada pelos alunos do curso FIC de Gestão Empreendedora, Associativismo e Propriedade Rural do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE nos assentamentos Nossa Senhora da Conceição e Fazenda Nova Olinda I, resultou na produção de 68 potes de doce de banana e 136 potes de doce de goiaba. A ação ocorreu na última terça-feira, dia 27, com o objetivo de desenvolver empreendedorismo agregando valor à produção.

A fabricação dos doces foi iniciativa dos alunos do curso que já participaram de disciplinas sobre doces de goiaba e banana, pão francês, pão recheado e hortaliça agroecológica a fim de associar a produção à embalagem e marca Doce Conceição criada pelos participantes do curso para a venda e promoção de fonte de renda.

Produção de doce de goiaba e banana com marca Doce Conceição criada pelos próprios participantes do curso

Segundo o professor Jeziel Cruz, ministrante do curso, as atividades visam o despertar de vocações nos alunos e o incentivo ao empreendedorismo com os produtos disponíveis na localidade. “ Como tem uma grande produção de goiaba e banana na região, os são alunos estimulados a fazer o processamento visando buscar agregação de valor a essa produção. Além disso, estamos projetando uma horta de legumes e verduras, e uma horta de ervas medicinais. Os participantes do curso ainda terão disciplinas de corte costura, artesanato em couro e em tecidos e bijouterias”, destacou o professor.

Doces são vendidos nas feiras e serão comercializados em evento de Santa Maria da Boa Vista

A aluna Tatiane Mota confessou que ter sido motivada a fazer o curso ao observar a necessidade e dificuldade de organização da comunidade e dos pequenos produtores em obter um bom desempenho econômico para competir no mercado de trabalho. “Estamos aproveitando as frutas para a produção de doces naturais sem aditivos químicos e de boa qualidade. Nós temos a dificuldade de fazer os doces por não termos equipamentos adequados, mas no meu ponto de vista está sendo um doce de boa qualidade”, comentou a aluna.

As aulas incentivam os participantes ao desenvolvimento empreendedor

“A experiência é muito boa porque nunca tinha me imaginado fazendo doce. A produção de doce é uma experiência nova para mim. O professor Jeziel me motivou e me mostrou o que eu não estava enxergando”, comentou a participante Adriana Dias.

Os doces produzidos pelos alunos além de já serem vendidos nas feiras, serão vendidos na XVIII Serenata da Recordação de Santa Maria da Boa Vista a ser realizada no dia 08 de julho.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural