Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Plantas medicinais são distribuídas nas comunidades Nova Olinda e Assentamento Nossa Senhora da Conceição por servidores do campus Santa Maria da Boa Vista 

Na manhã da segunda feira, dia 15, foram distribuídas 100 mudas de plantas medicinais aos participantes do Curso de Formação Inicial e Continuada de Gestão Empreendedora, Associativismo e da Propriedade Rural das comunidades Nova Olinda e Assentamento Nossa Senhora da Conceição do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE. A iniciativa surgiu dos próprios participantes do curso que são moradores da região e identificaram a ausência dessas plantas de cultivo fácil e eficaz em benefícios para a saúde.

 
  Orientações acerca das plantas medicinais são repassadas antes da entrega das mudas

A entrega das mudas foi realizada pelos servidores Clésio Morgado e Marhla Assunção, juntamente com o aluno bolsista Valdemar Guimarães. Segundo o coordenador de Extensão e Relações Empresariais, Clésio Morgado, as mudas são produzidas no viveiro do campus, e por meio da palestra do bolsista Valdemar Guimarães do “Projeto Identificação e Propagação de Plantas Medicinais em Comunidades Rurais no município de Santa Maria da Boa Vista”, os alunos resolveram criar uma horta medicinal dentro da escola municipal e cultivar as espécies de alecrim, erva cidreira, hortelã, dentre outras mudas recebidas do Instituto.


 Clésio Morgado, Marhla Assunção e Valdemar Guimarães participam da distribuição das mudas

“ Eles observaram a escassez dessas plantas na região e sentiram a necessidade de criar o hábito de cultivar essas espécies que trazem benefícios à saúde. A intenção  A intenção é plantar na escola como forma de ter acessibilidade em solução para problemas específicos de saúde. Entretanto,  ressaltamos aos alunos que o uso das plantas medicinais têm algumas restrições médicas que devem ser seguidas, e que orientação do profissional de medicina é muito importante, uma vez que têm casos especiais como gestantes e crianças em que o uso dessas plantas pode apresentar resultados diferentes do esperado”, destacou Clésio.

  Comunidades Nova Olinda e Assentamento Nossa Senhora da Conceição recebem plantas medicinais

Os participantes demonstraram muita satisfação sobre as informações e orientações recebidas sobre a horta e as plantas medicinais. "Queremos dizer que foi importante a presença dos servidores com a gente. As plantas medicinais são boas para saúde, mas temos que ter conhecimento para que serve. Foi muito bom o ensinamento para o aprendizado da gente", Adriana Dias.

O primeiro passo foi a distribuição de mudas. Em um segundo momento, quando o terreno estiver propício, os alunos realizarão o plantio das espécies. No próximo sábado, dia 19, 200 mudas de plantas medicinais serão distribuídas a moradores do Assentamento Safra em uma escola municipal da região.  

 

Campus Santa Maria

 

  • Rua Dr. Souza Filho, s/n - Centro
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3869-2029