Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Mesa Redonda sobre Políticas Públicas para a população negra acontece no campus Santa Maria da Boa Vista

Alunos e servidores do campus Santa Maria Da Boa Vista do IF Sertão-PE participaram na tarde da terça-feira, dia 27, de uma mesa redonda sobre políticas públicas para a população negra em alusão ao Dia da Consciência Negra, representado pelo dia 21 de Novembro.

 
 Mesa redonda debate políticas públicas para população negra

O evento ocorreu no auditório do campus e contou com as presenças da professora de Direito do campus Juazeiro da Universidade Estadual da Bahia, Gabriela Sá, da antropóloga do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Simone Ramos, e da Secretária Executiva de Mulheres e Políticas de Ações Afirmativas, Sônia Ribeiro.


 Gabriela Sá fala da importância de conhecer as leis e lutar contra a desumanização provocada pelo racismo

Durante as palestras foram apresentadas informações acerca das garantias territoriais das comunidades quilombolas, decretos de desapropriação, identificação cultural, promoção de igualdade racial e empoderamento. Para Simone Ramos, o território como pertencimento da comunidade quilombola é mais que “ uma terra para plantar, representa educação, cultura, identidade, vida e pertencimento quilombola”.


 Simone Ramos destaca garantias territoriais das comunidades quilombolas

A professora Gabriela Sá enfatizou em seu discurso a importância de uma educação antirracista para a mudança do país. “É importante lutar contra o racismo com leis e políticas públicas. Lutar contra a desumanização que o racismo provoca. Precisamos entender o papel das leis no nosso país e politizar a nossa existência”, afirmou Gabriela.


Alunos participam do debate com questionamentos acerca da temática

O debate finalizou com questionamentos realizados pelos alunos acerca da autoidentificação, promoção de igualdade racial e racismo.

 

Campus Santa Maria da Boa Vista

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csm.direcao@ifsertao-pe.edu.br