Encontro Pedagógico traz debate sobre os desafios do campus Santa Maria da Boa Vista para o ano letivo de 2018

Caminhos da Educação, práticas de ensino, pesquisa e extensão e inclusão do surdo na escola foram assuntos abordados no Encontro Pedagógico ocorrido no campus  Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE. Foram dois dias de evento, 01 e 02 de fevereiro, momentos em que os servidores refletiram sobre as práticas de ensino dentro do campus, bem como prepararam a escola para a recepção dos estudantes para o ano letivo 2018.

Encontro Pedagógico reúne servidores e convidados para debater sobre Educação

O Encontro Pedagógico contou com palestras sobre as temáticas “De nós para nós”,  “Vivência em Libras: Os desafios quanto à inclusão do/a estudante surdo/a na escola”, além do debate “A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos” que foi realizada por meio de uma roda de conversa na comunidade do Assentamento Catalunha, local onde os professores interagiram com a comunidade e conheceram a realidade local como forma de auxiliar no planejamento do curso do Programa de Educação para Jovens e Adultos (Proeja) que será ofertado pelo campus.

Professores conhecem Assentamento Catalunha para planejar caminhos do Proeja no campus

De acordo com o técnico administrativo em assuntos educacionais, integrante do setor pedagógico, Tiago Castro, as temáticas escolhidas são assuntos novos para a realidade do campus . “Esses temas são desafios para o campus em razão da inclusão de surdos e oferta da Educação de Jovens e Adultos”, destacou o servidor.

A diretora de ensino do campus, Liliam Sousa, destaca que o Encontro Pedagógico é uma oportunidade de integração de todos os servidores e de preparo para o ano letivo que se inicia. “O encontro é um momento extremamente importante para uma boa construção de todo o processo da Educação. Tivemos momento de roda de conversa com nossa aluna surda e pudemos sentir o quanto precisamos aprender com esse público. Tivemos também uma ida ao Assentamento Catalunha e conhecemos um pouco da realidade e dificuldades que nossos alunos enfrentam para chegar ao campus”, finalizou a diretora.

Roda de conversa sobre Educação para Jovens e Adultos no Assentamento Catalunha

As temáticas escolhidas para o encontro foram sugeridas pelos professores ao Setor Pedagógico e Direção de Ensino, de modo a possibilitar debate, questionamentos e troca de experiências após cada apresentação.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural