Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Campus Serra Talhada celebra o Dia Internacional da Mulher com palestras para os estudantes

 

Como forma de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o campus Serra Talhada do IF Sertão-PE ofereceu aos estudantes na manhã e tarde de ontem (08), duas mesas redondas onde foram discutidas questões acerca do papel da mulher na sociedade, mercado de trabalho, feminismo e combate à violência de gênero. O momento foi organizado pela coordenação do Ensino Médio Integrado, porém, estudantes dos cursos subsequentes do campus também puderam participar.

Durante o turno da manhã, os presentes puderam ouvir a estudante de Letras e jornalista, Manu Silva. A jovem apresentou aos alunos um pouco de seu trabalho como militante do movimento feminista de Serra Talhada bem como discutiu com eles sobre o dia 8 de março e representatividade da mulher nos diversos setores sociais. 


Em sua palestra, Manu debateu com os estudantes questões ligadas ao feminismo e o papel da mulher na sociedade

À tarde, com a mesma proposta temática, os estudantes puderam debater, junto à professora de sociologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Paula Santana, o aspecto social da mulher, violência doméstica e o machismo que é reproduzido cotidianamente pelas pessoas. Para ela, esse tipo de discussão é essencial, sobretudo com os jovens que estão em fase de formação. “É um tipo de debate que é muito relevante para a manutenção e quebra de uma série de padrões que se estabelecem na sociedade. Discutir gênero, sexualidade, a importância do movimento feminista hoje, é fundamental para uma sociedade mais igualitária em que alguns grupos sociais que são historicamente oprimidos e explorados tenham mais acesso a direitos”, destacou a professora.


A professora Paula Santana durante sua palestra com os alunos no turno da tarde

A estudante Joana Brandão assistiu a palestra da tarde e conta o quanto é positiva essa discussão em sala de aula “É importante que o debate aqui na escola, principalmente por estarem se preocupando em nos passar essas questões, porque antes não sabíamos muito a respeito. Eu já havia ouvido falar do feminismo, me interesso pelo assunto e vejo que tenho como buscar meus direitos enquanto mulher”, concluiu.

Nos murais eletrônicos do campus foi exibida também uma homenagem as alunas e servidoras do campus, com fotos e vídeos, produzidos pelo setor de comunicação e eventos  em parceria com a comissão de qualidade de vida do servidor.   

Campus Serra Talhada

 

  • Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural
    Caixa Postal 78 | Serra Talhada/PE - Brasil
  • cst.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98866-1978