Palestras e atividades práticas são destaques na I Semana de Edificações do Campus Serra Talhada 

Durante os dias 25 e 26 de setembro, o campus Serra Talhada do IF Sertão-PE realizou a I Semana de Edificações, onde estudantes e profissionais da área puderam assistir palestras, participar de discussões e vivências. Este foi o primeiro evento do curso, que no campus Serra Talhada é oferecido na modalidade de Educação Jovens e Adultos – PROEJA.


Experiência no curso PROEJA e no mercado de trabalho foi o tema da primeira palestra do evento  

Na primeira noite da Semana, os participantes assistiram a duas palestras. A primeira foi ministrada pelo Técnico em Edificações Josimar Pereira, que estudou no campus Salgueiro do IF Sertão-PE e em sua fala, relatou experiências vividas enquanto estudante e atualmente como profissional. Para ele, esse momento com os estudantes é importante para despertar mais interesse neles. “Um evento desse é uma oportunidade para incentivar nossos futuros colegas a não desistirem do curso, falei aqui o que mudou em minha vida, falei das dificuldades mas também das facilidades da nossa profissão”, afirmou. 

As responsabilidades de um técnico em edificações foram discutidas na segunda palestra da noite

A segunda palestra da noite foi realizada pelo  chefe de gabinete do CREA-PE, Joadson Santos, que discutiu com os presentes a regulamentação da profissão, bem como as atribuições e responsabilidades do Técnico em Edificações. Para a estudante Jussara Medeiros “O evento serviu principalmente para esclarecer dúvidas sobre nossa profissão e abrir nossa mente para os desafios da área”, analisou a jovem.


Atividade prática levou os estudantes a perceberem questões sobre acessibilidade no centro de Serra Talhada

Na noite do dia 26, os participantes realizaram uma atividade prática no centro de Serra Talhada. Junto à professora Camila Coelho, os estudantes analisaram a acessibilidade da principal praça da cidade e vivenciaram os desafios que pessoas com deficiência motora ou visual enfrentam. Camila conta que este tipo de experiência é necessária para que quando já forem profissionais, os alunos preocupem-se também com questões dessa área. “Nosso principal objetivo é conscientizar principalmente em relação a acessibilidade ou inacessibilidade. A ideia de fazê-los sentir na pele o que passam pessoas com algum tipo de deficiência é para que eles, quando profissionais, possam transformar o quadro da construção civil nesse quesito e entenderem a real importância da profissão”, concluiu a professora.