Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação   Link Facebook   Link Twitter    Link Twiter

Dia mundial da Filosofia é comemorado no campus Serra Talhada com apresentação teatral e mesa-redonda para os estudantes

Em celebração ao Dia Mundial da Filosofia, o campus Serra Talhada do IF Sertão-PE promoveu na última terça-feira (14), um momento diferente com os estudantes e servidores. Com o tema: “O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade” foi realizado um evento que contou com mesa-redonda, apresentação teatral, exposição de ideias e jogo com perguntas e respostas sobre o tema.

Os estudantes realizaram apresentação teatral relacionada a Filosofia 

O primeiro momento aconteceu no turno da manhã com os alunos do Ensino Médio Integrado (EMI), no auditório do campus. Os presentes puderam assistir à encenação dos estudantes sobre as diferentes formas de trabalho à luz da filosofia. A apresentação também continha pequenos vídeos que mostravam a relação homem x trabalho e após a apresentação teatral, foi realizado um jogo com peguntas e respostas sobre filosofia. 



As turmas de EMI tiveram a orientação do professor Suzano Aquino

Aluno do 2º ano do EMI, Marcus Vinícius Calado, conta que o evento foi uma experiência nova que o ajudou a aprender mais sobre a disciplina, e estimulou também a interação entre as turmas. “Participar do teatro durante o Dia Mundial da Filosofia foi muito bom porque além de estudar de uma maneira diferente, tive contato com pessoas de outras turmas e conseguimos fazer uma boa apresentação graças ao trabalho em equipe”, declarou o jovem.



A mesa-redonda contou com a participação de professores convidados

À noite, os estudantes dos cursos Subsequentes, PROEJA e Licenciatura em Física assistiram a uma mesa-redonda também sobre o tema Trabalho. Os três professores convidados, José Antônio Feitosa, Lorraine Menêses e Filipe Lima da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE / UAST), discutiram, dada suas formações e experiências, e permitiram também que os presentes interagissem e fizessem questionamentos diversos. Para o professor Suzano Aquino, que leciona Filosofia no campus, o momento foi importante, sobretudo pela diversidade no processo de ensino-aprendizagem que ele permitiu. “Com o teatro e o quiz os alunos estudaram a disciplina e a expressaram de forma artística o que já torna diferente da avaliação tradicional. No período da noturno, com a mesa, os estudantes tiveram contato com uma maior diversidade e perspectivas sobre o tema e como os convidados são professores, também mostraram este outro lado da docência”, concluiu. 

Fotos: Vanessa Pereira 

Campus Serra Talhada

 

  • Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural
    Caixa Postal 78 | Serra Talhada/PE - Brasil
  • cst.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98866-1978