Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

O curso técnico em Informática, na modalidade integrada ao Ensino Médio, foi autorizado pelo Conselho Superior - CONSUP, por meio da resolução nº 79, de 14 de dezembro de 2011. Ele está fundamentado na preparação do aluno para o mercado de trabalho, a partir de uma formação crítica, ética e cidadã relacionada ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Espera-se do egresso em Informática que seja capaz de entender os princípios das TICs, saber aplicá-las na escola, no trabalho e em sua vida pessoal; identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes do computador e seus periféricos, instalar e configurar computadores, aplicar linguagens de programação, manipular e consertar hardwares, e desenvolver linhas de design vetorial e matricial centradas no usuário, entre outras competências.

O projeto pedagógico do curso está estruturado nos seguintes eixos: núcleo comum (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Geografia, etc.), diversidade (Instalações Elétricas, Higiene e Segurança do Trabalho, etc.), e formação profissional (Aplicativos Gráficos, Programação, Segurança da Informação, etc.).

Depois de formado, o aluno poderá atuar na área de desenvolvimento, seja de programas de computadores, como websites, ou design gráfico, assim como na área de manutenção de computadores, montagem e eletrônica. O técnico em informática se capacita com aprendizado em lógica e linguagens de programação, leitura e criação de banco de dados, bem como trabalha com sistemas operacionais e redes de computadores. As oportunidades no mercado de trabalho podem incluir instituições públicas, privadas e como empreendedor do seu próprio negócio na área de tecnologia, podendo abranger até plataformas online.

O curso tem carga horária de 3.240 horas, equivalente a três anos de duração, podendo ser integralizado em até quatro anos e meio.

Infraestrutura física: biblioteca, salas de aula, 01 laboratório de desenvolvimento para iniciantes, 01 laboratório de desenvolvimento avançado (Academia HackTown), e 01 laboratório de montagem, manutenção, eletrônica e redes. 

Coordenador(a): Francisco Junio da Silva Fernandes
Telefone: 3421-0065         

A modalidade subsequente foi suspensa para ingresso de novas turmas desde 2017.

Ato autorizativo/Ensino Médio Integrado
Projeto Pedagógico/Ensino Médio Integrado

Acervo bibliográfico da área técnica
Acervo bibliográfico da área propedêutica

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921