Página InicialNotícias → Enem 2011: como se inscrever

Enem 2011: como se inscrever

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, em 2011 iniciou o período de inscrições nesta segunda-feira (23), com prazo para terminar no dia 10 de junho próximo. A primeira condição para se inscrever é ter acesso à internet. O endereço disponível para as inscrições é o http://www.enem.inep.gov.br/ O acesso ao formulário de inscrição ficará disponível na internet durante 24h todos os dias até o final do período de inscrição.

A taxa é de R$ 35,00 e deverá ser paga até o dia 13 de junho no Banco do Brasil. A isenção dessa taxa é garantida aos alunos matriculados e cursando o último ano do ensino médio (concluintes) em instituições públicas de ensino. Quem for membro de família de baixa renda ou estiver em situação de vulnerabilidade financeira, conforme o decreto 6.135, de 26 de junho de 2007, também poderá solicitar a isenção.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, responsável pela realização do Enem, no edital do Enem, destaca a importância das informações fornecidas serem verdadeiras e exatas, para candidato não ter o risco do cancelamento de sua inscrição. Além disso, recomenda que o interessado leia o edital antes de preencher o formulário de inscrição. Todas as informações também estão disponíveis no hot site do Enem 2011, em www.enem.inep.gov.br.

Ao acessar página, o participante deve selecionar a opção "Inscrição". Para dar início, é necessário ter em mãos o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número de documento de identidade (RG).

Após inserir CPF e data de nascimento, será aberta uma tela com os dados pessoais do candidato, como o nome completo, o nome da mãe e o sexo. Esses itens são resgatados diretamente do banco de dados da Receita Federal. Se houver alguma informação incorreta, o solicitante deve corrigi-la na Receita.

Após confirmar os dados, é preciso preencher outras informações pessoais, como o número do RG, cor/raça e endereço, todas obrigatórias. Dados como telefone e e-mail são opcionais. Mas, caso haja perda da senha de acompanhamento, o resgate dela só poderá ser feito para quem informou o e-mail ou o telefone celular. O número de telefone deve ser do candidato, bem como todos os dados informados, ainda que o participante seja menor de idade.

Nessa mesma página, deve ser informado se há necessidade de atendimento especial ou não. Se o participante precisar do atendimento diferenciado, deve estar atento e marcar qual a deficiência ou condição em que se encontra, se é sabatista ou estuda em classe hospitalar.

No campo seguinte, aparecerão as opções de língua estrangeira – inglês ou espanhol. Após marcar a língua desejada, o candidato deverá escolher em qual estado e município deseja realizar a prova. Após a escolha, aparecerá a opção de senha. Ela será utilizada para o acompanhamento da inscrição, obtenção dos resultados e inscrição em programas como Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Programa Universidade para Todos (ProUni). Após esse processo, o candidato ainda terá a opção de confirmar se a língua estrangeira e a cidade desejada para fazer a prova estão corretas.

Na próxima etapa, o participante deverá informar a sua situação escolar: se já concluiu o ensino médio, se ainda está cursando ou se não o concluiu. Se ele já tiver concluído os estudos, deverá informar em que ano o fez e a modalidade de ensino (regular, EJA ou educação especial). Se o aluno estiver cursando o último ano do ensino médio, deverá informar se a escola em que estuda é pública ou privada, a série e a modalidade de ensino. Outra informação importante de ser preenchida com atenção é se o candidato está fazendo a prova para obter a certificação de conclusão no ensino médio. Se for esse o caso, deverá dizer se já cursou o EJA e em qual estado e instituição deseja se certificar. Para obter certificação pelo Enem, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos completos. A mesma opção aparecerá para os candidatos que ainda estão estudando, mas concluirão os estudos após 2011, e que não estão estudando e não estão cursando o ensino médio.

O questionário socioeconômico, desde o ano passado, é respondido no ato da inscrição. Após concluir as etapas anteriores, o candidato terá que responder o questionário, para dar seguimento ao processo de inscrição. São menos de 30 perguntas e todas de preenchimento obrigatório.

Assim que o interessado terminar de responder ao questionário socioeconômico, deverá conferir as informações prestadas no ato da inscrição. Se houver alguma alteração a ser feita, deverá concluir o processo e depois voltar para a página inicial e clicar em "Acompanhe sua inscrição". Lá, ele fará as alterações necessárias.

No final da página para confirmar a inscrição, ele terá as opções de gerar boleto ou declarar carência. Aquele que gerar o boleto terá que imprimi-lo e pagá-lo, exclusivamente, em qualquer agência do Banco do Brasil. Não será aceito boleto após a data de vencimento. Independentemente da data em que o boleto seja impresso, o prazo para pagamento é do dia 13 de junho.

Para pegar o comprovante de inscrição, o interessado deve acessar o sistema até três dias úteis após o pagamento do boleto (se for o caso) e imprimi-lo. O Cartão de Confirmação também será enviado para o local informado no ato da inscrição. O número de acompanhamento pode ser visto ao entrar no sistema com seu CPF e senha, gerada no processo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Inep/MEC

Última atualização (Seg, 23 de Maio de 2011 16:20)

A Rede
Agenda / Eventos