Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação - DGTI

Lista Telefônica

Relatório de Auditoria Anual de Contas - Exercício 2010

.:: REDES SOCIAIS

Equipe do campus Ouricuri apresenta artigo científico em evento internacional

A equipe de inteligência computacional do campus Ouricuri do IF Sertão-PE, liderada pelo professor Ricardo Araújo, obteve um artigo aceito para publicação na XIII International Conference on Intelligent Data Engineering and Automated Learning (IDEAL 2012), a ser realizada em Natal (RN) de 29 a 31 de agosto. Intitulado "A Dilation-Erosion-Linear Perceptron for Bovespa Index Prediction", o artigo é resultado de uma pesquisa do professor Ricardo em parceria com os professores Adriano Oliveira e Silvio Meira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O trabalho  apresenta um sistema inteligente para previsão do mercado de capitais.

O sistema proposto pela pesquisa identifica padrões presentes no mercado financeiro e prevê eficientemente seu comportamento futuro, isto é, a tendência do mercado a uma taxa de acerto superior a 80%. Os resultados obtidos pelo sistema inteligente mostraram que sua aplicação prática pode minimizar o risco e maximizar o lucro de investimentos na bolsa de valores. De acordo com o professor Araújo, a pesquisa realizada em parceria com o Centro de Informática da UFPE (CIn-UFPE) refletirá em um conjunto expressivo de benefícios interinstitucionais: "Através desta parceria com o CIn-UFPE e com suporte do CNPq e CAPES, é possível incrementar significativamente a visibilidade do IF Sertão-PE como um centro de excelência em tecnologias inteligentes no cenário nacional na área de inteligência computacional”.

A IDEAL 2012 é uma conferência dedicada a novos e desafiadores trabalhos relacionados à análise inteligente de dados, mineração de dados e sistemas de aprendizagem de máquina, cujo fórum principal apresentará discussões sobre os últimos avanços teóricos e aplicações do mundo real na área de inteligência computacional e análise inteligente de dados. Os autores dos melhores artigos do evento serão convidados a publicarem seu trabalho em edições especiais de revistas internacionais relevantes na área de inteligência computacional.

Última atualização (Ter, 26 de Junho de 2012 14:47)

A Rede
Agenda / Eventos