Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias → Construções dos campi Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada do IF Sertão-PE deverão ser iniciadas ainda em 2012

Construções dos campi Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada do IF Sertão-PE deverão ser iniciadas ainda em 2012

O início das obras de construção dos dois novos campi do IF Sertão-PE, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada, deve ocorrer ainda este ano. “O projeto encontra-se em fase de fundação e licitação prévia ambiental, procedimento cuja responsabilidade está a cargo da equipe de engenheiros da instituição. Após esta fase, parte-se para a licitação das obras e em seguida suas execuções. Se nenhum imprevisto ocorrer, até o final de 2012 é possível que já estejamos com as obras iniciadas”, explicou o chefe do Departamento de Obras e Licitações do IF Sertão-PE, Luciano L'hotellier.

Em ambos os municípios os terrenos já foram doados pelas respectivas prefeituras. Os dois novos campi do IF Sertão-PE fazem parte das 120 novas unidades dos Institutos Federais que estão em fase de implantação no Brasil. A nova etapa de expansão da Rede Federal foi anunciada oficialmente pela presidenta Dilma Roussef ainda em 16 de agosto de 2011, durante cerimônia que reuniu em Brasília os prefeitos de todas as cidades brasileiras contempladas com as novas unidades.

Maquete eletrônica com projeção (vista aérea) para os campi Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada.

Os dois municípios contemplados no sertão pernambucano são estratégicos para o desenvolvimento regional. Santa Maria da Boa Vista integra a região do sertão do São Francisco e também é banhada pelas águas do rio da integração nacional. Apresenta amplo potencial econômico, beneficiada pelo desenvolvimento da vitivinicultura na região, e passa a receber investimentos em educação como forma de reduzir a dependência dos centros metropolitanos maiores como Petrolina e Juazeiro.

Novas unidades do IF Sertão-PE são baseadas em concepção arquitetônica atual, com acessibilidade e conforto para estudantes e servidores.

Em Santa Maria da Boa Vista os cursos técnicos de Agropecuária e Edificações e os superiores de Tecnologia de Alimentos e Agronomia foram escolhidos por meio de Audiência Pública realizada em 24 de novembro de 2011. As habilitações aportam na cidade para garantir a formação profissional qualificada nas áreas técnica e tecnológica emoldurando nos Arranjos Produtivos Locais.

Já em Serra Talhada, município do sertão do Pajeú com forte vocação para o comércio e pólo de desenvolvimento na região, os cursos ofertados serão os de Logística, Eletrotécnica e Refrigeração na modalidade técnico, enquanto na modalidade superior haverá oferta dos cursos de Engenharia Civil e Licenciatura em Física.

Acesse abaixo as outras imagens da maquete eletrônica, disponibilizadas pelo Departamento de Obras e Licitações, contendo plantas e projeções dos campi que deverão ter as primeiras contratações dos profissionais responsáveis pelo projeto político-pedagógico da instituição assim que 80% das obras tiverem sido concluídas.

1 - Vista Aérea
2 - Vista Aérea
3 - Fachada Principal
4 - Auditório
5 - Passarelas
6 - Sala de Aula
7 - Circulação Salas Superiores
8 - Ginásio Esportivo
9 - Hall de Entrada e Foyer
10 - Planta laboratório de Física
11 - Planta laboratório de Química
12 - Planta cozinha e vestiários dos servidores
13 - Planta sala dos Professores

 

Por: Ricardo Brandão
Assessoria de Comunicação

Última atualização (Qua, 12 de Setembro de 2012 17:04)

 
A Rede
Agenda / Eventos
<<  Nov 2014  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S 
        1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
Nós temos 47 visitantes online

.:: ACESSO RÁPIDO

Centro de Educação a Distância Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT

Portal Siapenet Transparência Pública

CNPq CAPES

periodicos REDENET


.:: OUTROS CANAIS

Programa Ciência sem Fronteiras

Rádio Web

Observatório do Sertão Pernambucano

Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro

A T E F E P - Associação dos Trabalhadores em Educação Federal de Petrolina

Blog - Orquestra  do Sertão Opus 68