Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Cursos-ser

1. Sobre o Curso

O curso de Formação Inicial e Continuada em Mestre de Obras Concomitante ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja FIC) tem como objetivo geral proporcionar aos jovens, adultos e idosos que não tiveram trajetória regular no sistema formal de ensino o acesso a uma educação que assegure a continuidade e conclusão da educação básica em todas as suas dimensões, formando profissionais na área da construção civil capazes de fiscalizar e supervisionar obras com qualidade, desde o seu início até a sua conclusão, com aplicação dos conhecimentos técnicos e tecnológicos atualizados.
Como objetivos específicos, destacam-se:

  • Participar do planejamento executivo e gerenciar equipes de trabalho, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
  • Elaborar documentação técnica e controlar recursos produtivos da obra (arranjos físicos, equipamentos, materiais, insumos e equipes de trabalho).
  • Administrar o cronograma da obra.
  • Controlar padrões produtivos da obra, tais como: inspeção da qualidade dos materiais e insumos utilizados, orientação sobre especificação, fluxo e movimentação dos materiais, e sobre medidas de segurança dos locais e equipamentos da obra.
  • Acompanhar todas as etapas de construção de uma obra, obedecendo às normas, procedimentos e adequações nas atividades produtivas, visando estabelecer cuidados com o resultado final.
  • Supervisionar equipes de trabalhadores da construção civil que atuam em canteiros de obras civis.

2. Carga horária

  • Campus Petrolina - Carga horária total: 1.500 horas.
  • Campus Serra Talhada - Carga horária total: 1.550 horas. Carga horária formação geral (Escola Estadual parceira): 1.250h | Carga horária formação profissional (IFSertãoPE/CST): 300h

3. Duração

  • Campus Petrolina - 2 anos
  • Campus Serra Talhada - 2 anos

4. Campi autorizados a ofertar o curso

Para mais informações, acesse o Guia de Cursos do IFSertãoPE.

 
  1. Laboratório de Informática

 

O laboratório de Informática atende às necessidades das disciplinas de Programação Básica, Cálculo numérico e Desenho Técnico Auxiliado por Computador, essas duas últimas compreendem disciplinas de cunho profissional e específico.

Além das disciplinas tratadas no parágrafo acima, o Laboratório de Informática poderá ser utilizado para a realização de atividades de outras disciplinas do curso de Engenharia Civil no qual tenha a necessidade do suporte dessas instalações.

As máquinas que compõe o referido laboratório têm a capacidade para comportar softwares que contemplam as necessidades das disciplinas que compõe a matriz curricular do curso de Engenharia Civil.

2. Laboratório de Física

 

O laboratório de física do Campus Serra Talhada conta com instrumentos fornecidos pelos laboratórios CIDEPE e tem experimentos direcionados para a prática dos seguintes temas: medições, cinemática, dinâmica, hidrodinâmica, hidrostática, óptica geométrica, termologia, ondulatória, acústica, eletromagnetismo e física moderna.

Essas práticas são direcionadas para o ensino de física básica, voltado para o ensino médio e para os primeiros anos da graduação em física e engenharias.

O laboratório tem a capacidade de comportar um total de 20 alunos, provido de bancadas para apoio da realização das atividades, e com assentos com alturas adequadas. Na realização das atividades em laboratório é necessária a presença do técnico responsável pelo mesmo. O laboratório possui área física de 60,62m².

3. Laboratório de Química

 

Ocupa um lugar singular no ensino de ciências. A experimentação pode ser uma estratégia

O laboratório de química, o IFSertãoPE, campus Serra Talhada conta com recursos de materiais, oferecido pelo Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa – CIDEPE.

O laboratório de química atende às necessidades da disciplina de química básica e das optativas: química básica experimental, físico-química, química orgânica experimental I, além das demandas das disciplinas dos cursos técnicos. Os equipamentos que compõe o referido laboratório atendem às necessidades específicas abordadas nos tópicos das disciplinas, conforme ementa.



                                                    


Laboratório de Química


4. Laboratório de Materiais e Tecnologia da Construção

 

Os laboratórios de Materiais de Construção e Tecnologia da Construção atende
às necessidades das disciplinas de Materiais de Construção e Tecnologia das
Construções, além de projetos de pesquisa.





Os laboratórios de Materiais de Construção e Tecnologia das Construções tem como
papel o desenvolvimento de ensaios para a caracterização dos materiais utilizados na
construção civil, que compreendem agregados, aglomerantes, concretos, argamassas,
cerâmica, dentre outros, bem como o desenvolvimento e apresentação de técnicas
construtivas.

Os equipamentos que compõe o referido laboratório atendem as necessidades
específicas abordadas nos tópicos das disciplinas, conforme ementa, e estão em processo de compra junto ao setor administrativo. O laboratório foi idealizado para comportar um total de 20 alunos, provido de bancadas para apoio da realização das atividades.

Os laboratórios de Materiais de Construção e Tecnologia das Construções dispõe de
ambiente para a guarda dos equipamentos e materiais utilizados nas aulas. Estão sendo
preparados tanques para cura úmida de corpos de prova moldados com concreto e argamassa, além de baias para o armazenamento dos materiais granulares, a exemplo de areia, brita, pó de pedra.

O laboratório também conta com espaço para a realização de serviços para a execução
de elementos construtivos como alvenaria, vigas, pilares, lajes, telhados, entre outros, para a demonstração da execução desses serviços, como também para a realização de pesquisas na área


5. Laboratório de Mecânica dos Solos

 

O laboratório de Mecânica dos Solos, destina-se a atender às necessidades das disciplinas de Mecânica dos Solos I e II e Pavimentação. Tem como papel o desenvolvimento de ensaios com amostras de solo deformadas, indeformadas e in situ, para a verificação de parâmetros que auxiliem na identificação dos tipos de solo para a sua correta aplicação nos mais variados tipos de obras.





A Extensão é uma forma de articulação entre o ambiente acadêmico e a sociedade e conforme o artigo 3º da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018:

Art. 3º A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa (BRASIL, 2018).

A Resolução nº 07 do Conselho Superior, de 04 de março de 2021, que “Aprova o Regulamento de Curricularização da Extensão no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE”, considera atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante, conforme normas vigentes no IFSertãoPE.

Neste sentido, a partir de 2023, o PPC do curso conta com 390 horas destinadas a atividades de Curricularização da Extensão, podendo ser nas áreas de Eventos, Programas, Projetos, Cursos e Oficinas ou Prestação de Serviços.

 

Figura  - Turma do 9P Eng Civil (2023) participando de um projeto de extensão da professora Kalliny Kelly da Silva Cunha com o título: Sistema de aproveitamento de águas pluviais do centro de educação ambiental (CEA) do SESC Serra Talhada – PE

 

 

Projetos de Extensão 2019 a 2022 - Campus Serra Talhada  Engenharia Civil

 

  • Edital Nº69/2022 - Processo Seletivo de Projetos e Bolsas de Extensão para Fortalecimento de Ações Afirmativas - Edital de Extensão

 

TÍTULO

COORDENDOR (A)

BOLSISTAS

VIGÊNCI A

SISTEMA DE APROVEITAMENT O DE ÁGUAS PLUVIAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CEA) DO SESC SERRA TALHADA – PE

Ana Carolina de Melo Rodrigues

-   Jefferson Ryan dos Santos

-   Kalliny Kelly da Silva Cunha

-   Silvana Leao de Sa

-   Maria Lidianny da Silva Moura

01/09/2022

a 31/07/2023

Edital Nº 43/2020 Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão (PIpBEX) - SUPERIOR - Edital de Extensão

TÍTULO

COORDENDOR (A)

BOLSISTAS

VIGÊNCI A

GUIA DE CONSTRUÇÃO SUTENTÁVEL: FERRAMENTAS LOGÍSICAS QUE AUXILIAM A SUSTENTABILIDA DE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Emanuelly Lidiany Gomes da Trindade

-   Thiago Alves de Aquino Santos

-   Gabriella Luiza Pereira de Sa

-   Vanessa Nobrega da Silva

-   Kalliny Kelly da Silva Cunha

01/04/2021

a 31/08/2021

 

 

Edital Nº61/2021 - Processo Seletivo de Projetos e Bolsas de Extensão - PBEX - Edital de Extensão

TÍTULO

COORDENDOR (A)

BOLSISTAS

VIGÊNCI A

GUIA DE CONSTRUÇÃO SUTENTÁVEL: FERRAMENTAS LOGÍSICAS QUE AUXILIAM A SUSTENTABILIDA DE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Emanuelly Lidiany Gomes da Trindade

-  Thiago Alves de Aquino Santos

-  Gabriella Luiza Pereira de Sa

-  Vanessa Nobrega da Silva

-  Kalliny Kelly da Silva Cunha

-  Ana Maria Camelo da Silva Medeiros

01/05/2022 a 31/10/2022

Edital 65/2019 - Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão 2020 - Edital de Extensão

TÍTULO

COORDENDOR (A)

BOLSISTAS

VIGÊNCI A

ADOTE SEU CANTEIRO: PARCERIA PAISAGÍSTICA EM SERRA TALHADA

Marcio Rennan Santos Tavares

-   Elivelthon Carlos do Nascimento

-   Rafaella Pereira Marinho

-   Vitor Hugo de Oliveira Barros

-   Gersica Moraes Nogueira da Silva

-   Jennifer Alícia Pereira da Silva

15/04/2020

a 15/10/2023

Edital 65/2019 - Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão 2020 - Edital de Extensão

TÍTULO

COORDENDOR (A)

BOLSISTAS

VIGÊNCI A

#IFREFORMA SERRA

Elivelthon Carlos do Nascimento

- Eliene Ribeiro da Silva Angelo

-   Gersica Moraes Nogueira da Silva

-  Vitor Hugo de Oliveira Barros

15/04/2020

a 15/10/2020

Os projetos de pesquisa são extremamente importantes para o avanço do conhecimento em diversas áreas do saber, tendo um papel relevante no desenvolvimento tecnológico e na inovação. Sendo assim, o curso de engenharia do IFSertãoPE CST que tem como um dos seus objetivos o de incentivar a participação em projetos de pesquisas e extensão visando o desenvolvimento científico. Através de bolsas PIBIC IFSertãoPE e PIBIC CNPQ os alunos têm a oportunidade de atuar como pesquisadores em diversas áreas da engenharia civil.

Com o objetivo de fortalecer as pesquisas realizadas foi criado o GEPEC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Engenharia Civil) sob a coordenação do professor pesquisador Vitor Hugo de Oliveira Barros. O GEPEC já possui diversas bolsas de projetos aprovadas além de publicações científicas. O grupo conta com os professores da área técnica, alunos bolsistas e uma sala exclusiva para uso.

 

  

Figura 1 - Alunos do curso de Engenharia Civil CST trabalhando com o projeto Verificação da qualidade dos blocos cerâmicos conforme a NBR 15270 comercializados em Serra Talhada-PE e região - Edital 30/2022 - PIBIC CNPq

Figura 2- Aluno de Engenharia Civil trabalhando no projeto Avaliação de propriedades do concreto com adição de cinza da casca do arroz vermelho - Edital N° 67/2019 - Bolsas na modalidade PIBIC



Figura 3 - Professor de Engenharia Vitor Hugo orientando o aluno do projeto Análise das manifestações patológicas em edifícios com o auxílio de veículo aéreo não tripulado - VANT - Edital N° 14/2020 modalidade PIBIC CNPq

 

Projetos de Pesquisa Cadastrados na CPIP - Campus Serra Talhada Curso de Engenharia Civil

 

  • EDITAL N°15/2023 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2021 - PIBIC, e PIBIC Jr. Período de vigência: 01/04/2023 a 31/10/2023 (Em Andamento)

Título

Bolsista(s)

Orientador(a)

Modalidade - Campus

Colaboradores

Análise das manifestações patológicas encontradas no patrimônio material do município de Serra Talhada

Maria Cecília de Carvalho Brito

Alex de Souza Magalhaes

PIBIC IFSertãoPE - CST

-

 

 

 

 

  • EDITAL N°81/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2021 - PIBIC, e PIBIC Jr. Período de vigência: 01/04/2023 a 31/10/2023 (Em Andamento)

 

Título

Bolsista(s)

Orientador(a)

Modalidade - Campus

Colaboradores

Verificação da qualidade dos tijolos solo-cimento de acordo com a NBR 8492 comercializados em Serra Talhada-PE e região.

Higor Romualdo Santos do Amaral

Elivelthon Carlos do Nascimento

PIBIC IFSertãoPE - CST

Miguel Vicente Canafistula de Oliveira

Vitor Hugo de Oliveira Barros

Rafaella Pereira Marinho

Mapeamento e Análise dos impactos ambientais causados por RCD em Custódia - PE

Júlia Alba Campos Almeida Caminha

Vitor Hugo de Oliveira Barros

PIBIC IFSertãoPE  CST

Miguel Vicente Canafistula de Oliveira

Elivelthon Carlos do Nascimento

Rafaella Pereira Marinho

Um Protocolo de Auto-calibração e Autovalidação do Modelo Aquacrop Python para Simulação da Produtividade de Culturas Agrícolas: Um Estudo de Caso no Sertão Pernambucano.

Gustavo Menezes Bernardo

João Emanoel Ambrosio Gomes

PIBIC IFSertãoPE - CST

-

Análise da eficácia de satélites para previsão de precipitação na Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú

Thiago Alves de Aquino Santos

Vitor Hugo de Oliveira Barros

PIBIC IFSertãoPE - CST

Miguel Vicente Canafistula de Oliveira

Elivelthon Carlos do Nascimento

Rafaella Pereira Marinho

Análise da expansibilidade ou colapsibilidade de um solo de Serra Talhada-PE

Monike Marques de Souza

Rafaella Pereira Marinho

PIBIC IFSertãoPE - CST

Miguel Vicente Canafistula de Oliveira

Elivelthon Carlos do Nascimento

Vitor Hugo de Oliveira Barros

Análise de resistência à compressão de concreto produzido a partir do reaproveitamento de resíduo de construção

Fabrícia Bezerra De Lima

Rafaella Pereira Marinho

PIBIC IFSertãoPE - CST

Miguel Vicente Canafistula de Oliveira

Elivelthon Carlos do Nascimento

Vitor Hugo de Oliveira Barros

 

 

 

 

  • EDITAL N°30/2022 - PIBIC CNPq - Edital de Pesquisa. Período de vigência: 01/09/2022 a 31/08/2023. (Em andamento)

 

Título

Bolsista(s)

Orientador(a)

Modalidade - Campus

Colaboradores

Verificação da qualidade dos blocos cerâmicos conforme a NBR 15270 comercializados em Serra Talhada-PE e região.

Gláuber Islan Ferreira Vieira

Elivelthon Carlos do Nascimento

PIBIC CNPq

Miguel Vicente Canafistula de Oliveira

Vitor Hugo de Oliveira Barros

Thiago Sette Santos

 

 

 

 

 

  • EDITAL N°52/2021 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2021 - PIBIC, e PIBIC Jr. Período de vigência: 01/04/2022 a 31/10/2022.

 

 

Título

Bolsista(s)

Orientador(a)

Modalidade - Campus

Colaboradores

Arborização urbana: manifestações patológicas e percepção dos moradores

Marcelo Daniel Figueiroa Lira

Vitor Hugo de Oliveira Barros

PIBIC - CST

Victor Gabriel Alves de Souza (Docente)

Elivelthon Carlos do Nascimento (Docente)

Rafaella Pereira Marinho (Docente)

 

 

 

 

 

  • EDITAL N°17/2021 – Bolsas na modalidade PIBIC CNPq (Superior). Período de vigência: 01/09/2021 a 31/08/2022.

Título

Bolsista(s)

Orientador(a)

Modalidade - Campus

Colaboradores

Análise da segurança hídrica da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú

Livia de Souza Lima Rodrigues

Vitor Hugo de Oliveira Barros

PIBIC CNPq/CST

Elivelthon Carlos do Nascimento (Docente)

Victor Gabriel Alves de Souza (Docente)

 

 

  • EDITAL N°39/2020 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2021- PIBIC, PIBITI e PIBIC Jr. Período de vigência: 01/04/2021 a 30/09/2021 (06 meses), prorrogável por mais 02 (dois) meses. Projetos apresentados na JINCE JID no CPZR em Novembro de 2022.

Título

Bolsista(s)

Orientador(a)

Modalidade - Campus

Colaboradores

Reaproveitamento de Resíduos de Caulim na Moldagem de Tijolos de Terra Crua (Adobe)

Maria Viviane Bezerra da Silva

Victor Gabriel Alves de Souza

PIBIC - CST

Rafaella Pereira Marinho (Docente)

 

Título

Bolsista

Orientador(a)

Modalidade - Campus

Colaboradores

 

Análise das manifestações patológicas em edifícios com o auxílio de veículo aéreo não tripulado - VANT

Johnny de Moura Rosa

Vitor Hugo de Oliveira Barros

PIBIC CNPq/CST

Elivelthon Carlos do Nascimento (Docente)

Miguel Vicente Canafistula de

Oliveira (TAE)

Título

Bolsista

Orientador(a)

Modalidade - Campus

Colaboradores

 

Avaliação de propriedades do concreto com adição de cinza da casca do arroz vermelho

Leonardo de Souza

Henrique

Elivelthon Carlos do Nascimento

PIBIC - CST

Kleyton Michell Nunes

de Souza (Docente / Coorientador)