Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

DGTI lança Certificado Pessoal (ICPEdu) para estudantes e servidores do IF Sertão-PE

Em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Diretoria de Gestão da Tecnologia de Informação (DGTI) do IF Sertão-PE lança, nesta quinta-feira (20), o serviço de Certificado Pessoal (ICPEdu) para estudantes e servidores da instituição. O Certificado Digital Pessoal é uma identidade virtual que valida a identificação do usuário em meio digital e serve para verificar a autenticidade de um documento, através da assinatura digital e criptografia. É válido em todo o sistema acadêmico e área administrativa. 

Para acessar o serviço, o servidor ou estudante precisa ter vínculo ativo no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e possuir e-mail institucional. Os certificados têm validade de um ano e podem ser gerados e revogados pelo próprio usuário quando necessário, através do site do serviço (clique aqui). Como os estudantes ainda não possuem e-mail acadêmico, por enquanto não poderão ter acesso. Segundo a DGTI, em breve será disponibilizado o endereço eletrônico institucional dos estudantes, garantindo a efetivação do serviço entre os discentes.

De acordo com o diretor de Gestão da Tecnologia de Informação, Francisco Hamilton, o cenário de trabalho e ensino remotos provocado pela pandemia da Covid-19 estimulou o desenvolvimento da identidade virtual para a comunidade acadêmica. “É fundamental que algumas atividades educacionais e administrativas não parem e através do Certificado Digital cada servidor e aluno terá uma identidade eletrônica reconhecida nacionalmente”, afirmou ele. 

Com o novo serviço de Certificado Pessoal, estudantes e servidores poderão assinar e autenticar documentos eletrônicos, otimizar o fluxo de trabalho, reduzir custos com impressão e garantir a autenticidade dos dados no documento. Para divulgar essa novidade e dirimir dúvidas, a DGTI realizará minicursos com certificado de participação. O primeiro encontro será nesta terça-feira (25), às 14h, via Google Meet. Interessados podem se inscrever clicando aqui

A oferta do Certificado Virtual Pessoal vem na esteira de iniciativas provocadas pela Medida Provisória (MP) nº 983, que dispõe sobre as assinaturas eletrônicas em comunicações com entes públicos e em questões de saúde. Na prática, a MP simplifica a assinatura eletrônica de documentos públicos e transações eletrônicas, como atestados de afastamento e prescrições de médicos e demais profissionais de saúde. O objetivo é ampliar as possibilidades de atendimento ágil e eficiente à população. 

Com informações de Francisco Hamilton de Freitas Junior

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350